Seletiva olímpica de águas abertas tem data definida

Repescagem que definirá últimos classificados para os Jogos será entre os dias 29 e 30 de maio de 2021 em Fukuoka, no Japão.

12/05/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Seletiva olímpica de águas abertas - Foto: Reprodução/FINA
Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Seletiva olímpica de águas abertas - Foto: Reprodução/FINA

A FINA (Federação Internacional de Natação) divulgou nesta segunda-feira (11) as novas datas e local da seletiva de águas abertas que definirá os últimos 15 classificados por sexo para prova dos 10 km dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. O adiamento aconteceu devido à pandemia do COVID-19, que cancelou inclusive a Olimpíada.

A seletiva será realizada na Seaside Momochi Beach Park em Fukuoka, no Japão, entre os dias 29 e 30 de maio de 2021. Nestes dois dias, serão realizadas duas provas de 10 quilômetros, classificando os nove primeiros colocados no masculino e feminino, mais o melhor japonês de cada sexo e mais cinco nadadores de cada continente que se juntaram aos dez primeiros colocados do Mundial de Gwangju em 2019, completando assim os 25 nadadores que estarão em ação ano que vem em Tóquio.

Vista da Seaside Momochi Beach Park em Fukuoka – Foto: Reprodução

O Brasil tinha planejado para Inema, na Bahia, a disputa das duas vagas para os homens disputarem a seletiva pré-olímpica. Com o cancelamento dos Jogos, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda não definiu a nova data da seletiva nacional. De acordo com a entidade, serão mantidos os mesmos critérios em que os dois primeiros colocados ganham direito de representar o país na busca pela vaga olímpica.

Até o momento a única brasileira classificada para os Jogos é Ana Marcela Cunha, 5ª colocada nos 10 km no Campeonato Mundial de Gwangju no ano passado. A baiana disputará em Tóquio sua terceira Olimpíada e buscará a primeira medalha olímpica. As provas olímpicas dos 10 km nos Jogos de Tóquio acontecerão nos dias 4 e 5 de agosto de 2021.

A FINA também marcou a nova data da Copa do Mundo de saltos ornamentais, que será a competição classificatória para os Jogos Olímpicos, para os dias 23 a 28 de fevereiro de 2021, em Tóquio, no Japão. O pré-olímpico de nado artístico também foi confirmado. Será em Tóquio entre os dias 4 a 7 de março. Veja mais detalhes o site da FINA clicando aqui.

Tags

Águas abertas Fina Fukuoka Jogos Olímpicos natacao seletiva olímpica Tóquio-2020 Tóquio-2021

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas