Seletiva olímpica nacional de águas abertas será em março

Maratona aquática de 10 km vai ocorrer no dia 6 de março em local ainda a ser definido; os dois melhores nadarão a seletiva mundial

21/08/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Águas abertas - Foto: Reprodução

Águas abertas - Foto: Reprodução

Allan do Carmo - Foto: Satiro Sodré/SSPress

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou ontem um boletim confirmando a data da seletiva masculina nacional de águas abertas para o dia 6 de março de 2021. O local da maratona aquática de 10 km ainda não foi definido, mas segundo o Coach Alex Pussieldi a prova deve ser realizada na Praia de Inema, em Salvador, na Bahia.

Os dois melhores colocados nesta maratona estarão automaticamente classificados para disputar a seletiva mundial, que vai ocorrer nos dias 29 e 30 de maio em Fukuoka, no Japão. Além dos dois nadadores seus respectivos técnicos também estão convocados para o pré-olímpico. Clique aqui para ver o boletim completo da CBDA sobre a seletiva nacional e as regras de convocação.

Águas Abertas – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Já em Fukuoka serão conhecidos os últimos 15 nadadores classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Desses 15, os nove primeiros colocados estarão garantidos mais os cinco melhores de cada continente que vieram na sequência. A outra vaga será para o melhor nadador japonês na prova. Até hoje apenas Allan do Carmo em Pequim-2008 e no Rio-2016 disputou uma maratona aquática em Jogos Olímpicos.

O Brasil só tem uma atleta de águas abertas classificada para os Jogos de Tóquio: Ana Marcela Cunha, que na prova de 10 km do último Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju ano passado terminou em quinto lugar e se classificou automaticamente para sua terceira Olimpíada. A SWIM CHANNEL pretende em breve ouvir os principais candidatos a vaga na seletiva mundial em uma nova série especial. Aguardem!

Tags

Águas abertas CBDA natacao seletiva olímpica Tóquio-2020

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas