Shane Tusup comenta sobre seus métodos de treinamento em entrevista

Americano falou ao Canal de TV Eurosport sobre suas desavenças com a natação húngara e seu estilo profissional

13/08/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Shane Tusup no Rio-2016 - Foto: Reprodução
Shane Tusup no Rio-2016 - Foto: Reprodução

Shane Tusup no Rio-2016 - Foto: Reprodução

Shane Tusup no Rio-2016 - Foto: Reprodução

O treinador Shane Tusup falou sobre arrependimentos na carreira e um desejo de enterrar antigos conflitos em entrevista feita para o Canal de TV Eurosport. Com a húngara Liliana Szilagyi e a brasileira Nathalia Almeida entre as atletas que treina atualmente, Tusup falou sobe vários assuntos, incluindo sua experiência treinando sua ex-esposa Katinka Hosszu e seus conflitos anteriores com autoridades da natação húngara.

“Há algumas coisas de que me arrependo. Poderia ter me sentado com algumas pessoas para esclarecer isso”, disse Tusup que admitiu na entrevista não ter lidado bem com certas situações. Ele era um jovem treinador em busca do maior projeto da sua vida. “O estresse era enorme, afinal, não se tratava apenas da minha própria carreira, mas de como minha carreira também foi influenciada pela carreira de outra pessoa”, comentou.

Shane Tusup – Foto: Reprodução

É importante lembrar que Tusup ganhou destaque no mundo da natação como treinador de sua então esposa e multimedalhista  Katinka Hosszu. Os dois se separaram profissionalmente e pessoalmente em 2018. Enquanto treinava com Tusup, Hosszu ganhou três medalhas de ouro olímpicas no Rio-2016, além de títulos mundiais e centenas de medalhas na Copa do Mundo da Fina, acumulando grande premiação em dinheiro e construindo sua marca pessoal na natação chamada “Iron Lady”.

O estilo enérgico de Tusup também atraiu muitas críticas. Um incidente notável ocorreu em uma competição de categoria, onde ele estava treinando um grupo de jovens com o programa Iron Aquatics. Durante uma prova de revezamento para meninas de dez e 11 anos de idade Tusup explodiu, levantando o dedo médio e xingando um oficial.

Shane Tusup nos Jogos do Rio-2016 – Foto: Reprodução

Mais tarde ele foi às redes sociais para defender sua conduta, dizendo que questionou o que considerou um início injusto e sentiu que precisava proteger seus atletas, comparando-se a um renomado técnico de basquete profissional expulso por gritar palavrões para um oficial.

Na entrevista ao Eurosport, Tusup diz que muitas vezes se sente uma pessoa indesejada dentro do esporte e que, na Hungria, sentiu que deveria ser um “livro aberto” sobre seus métodos de treinamento únicos, sem reciprocidade de informações de outros treinadores.

“É claro que não queríamos revelar nossos segredos. Eu tinha, digamos, propriedade intelectual como treinador”, conta. Ele completou dizendo que se afastou do sistema húngaro tradicional de treinamento, mas que tanto o seu sistema quanto o sistema húngaro tradicional eram eficazes e poderiam ter sido melhorados com compartilhamento mútuo de informações.

Dupla vencedora - Liliana Szilágyi e Shane TusupFoto: Shane Tusup - Facebook

Liliana Szilágyi e Shane Tusup – Foto: Reprodução

“Eu abordo as coisas de forma diferente. Meu programa é construído de forma diferente e funciona de forma diferente. Por que não combinar os dois, por que não sentar e ouvir um ao outro, analisar o que o outro tem a dizer?”, disse.

Tusup passou algum tempo longe da natação, buscando uma carreira como jogador de golfe profissional na World Long Drive Association. Ele voltou ao esporte para treinar a italiana Ilaria Cusinato e lançou uma série de vídeos no YouTube para documentar seu treinamento. Entre seus atletas esta Nathalia Almeida, que neste momento de pandemia esta treinando no Rio de Janeiro. Em entrevista a SWIM CHANNEL em x ela falou um pouco mais sobre sua relação com Tusup.

Tags

Katinka Hosszu natacao Shane Tusup treinamento

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas