Sharon van Rouwendaal vence o Rio Negro Champions

Campeã olímpica supera a tricampeã mundial Ana Marcela Cunha por apenas um segundo nas águas do Rio Negro

10/12/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Sharon van Rouwendaal - Foto: Divulgação

Sharon van Rouwendaal - Foto: Divulgação

O tão esperado duelo entre a campeã olímpica Sharon van Rouwendaal e a tricampeã mundial Ana Marcela Cunha foi espetacular. As duas estrelas da modalidade abrilhantaram o fim de semana do Rio Negro Challenge em Manaus duelando nas águas do famoso rio e dividindo experiências com os demais atletas. Bastante amigas, as duas nadadoras se divertiram a longo da semana antes da prova, conhecendo as belezas amazônicas e brincando com botos. Porém, dentro da água a amizade ficou de lado.

O duelo entre as duas campeãs foi acirradíssimo a longo de todo o percurso de 8,5 km. Ana Marcela tinha a vantagem de já conhecer o Rio Negro por ter nadado provas no local em anos anteriores, mas Sharon se adaptou rapidamente ao clima da capital do Amazonas. A brasileira procurou manter-se sempre a frente da adversária buscando ditar um rimo. Porém, em momento algum nenhuma delas chegou a abrir larga vantagem sobre a outra.

Ana Marcela Cunha e Sharon van Rouwendaal – Foto: Alcides Netto

Encarando uma forte correnteza e as águas densas e pesadas do Rio Negro, que são sempre um desafio a mais, a dupla intensificou o ritmo na reta final e chegaram emparelhadas a linha de chegada com a holandesa campeã olímpica tocando no pórtico de chegada apenas um segundo a frente da brasileira tricampeã mundial. Um show a parte para coroar este belo evento em Manaus.

Com 8,5 km a Travessia Almirante Tamandaré uma das mais tradicionais provas de águas aberas da região norte do Brasil. Realizada nas densas águas do Rio Negro, a travessia sempre reuniu grandes nomes da modalidade ao longo dos anos e adicionou a sua galeria de campeões dois novos nomes. Em busca de se tornar o primeiro brasileiro a concluir o Desafio dos Sete Mares (que consiste em atravessar as sete principais provas em mar do mundo), Adherbal Oliveira triunfou na prova amazônica entre os homens ao nadar o percurso em 2h15min12s. Em segundo lugar chegou o jovem Noam Franchi com 2h17min17s e em terceiro veio Flávio Monteiro com 2h23min43s.

Nadadores largam para o Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

Já na versão feminina o título foi da portuguesa Angélica André, que veio ao Brasil exclusivamente para disputar esta travessia. Angélica é atleta do Futebol Clube do Porto e uma das principais atletas de águas abertas em seu país e esta em busca de conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A portuguesa trinfou com sobras: 2h10min19s, bem frente de Thais Sant’Anna e Flávia Cantanhede que terminaram em segundo e terceiro lugar com respectivamente 2h41min36s e 2h45min46s de prova.

Além do Desafio entre as duas campeãs e a Almirante Tamandaré, a programação do evento contou ainda com ouras provas. Na Maratona Aquática de 3 km os campeões foram Isabele Farias (39min19s) entre as mulheres e Álvaro Barbosa (34min45s) entre os homens. Já na versão de 1,5 km os campeões foram os jovens irmãos Rabelo: Erick no masculino (18min54s) e Emily no feminino (20min31s).

Revezamentos campeões do Rio Negro Challenge – Foto: Alcides Netto

No sábado, antes das provas individuais aconteceu a primeira edição do Rio Negro Relay com equipes de revezamento de três atletas com cada membro nadando 500 metros. Os vencedores desta edição inaugural do desafio foram a equipe Macuxi (Vitor Gadelha, Thiago Nicolau e Matheus Andrade) no masculino com o tempo de 22min06s e a Aquática Amazonas (Eduarda Cordova, Julia Sousa e Yasmin de Oliveira) no feminino que marcou 25min01s. Os dois revezamentos receberam, inclusive, seus troféus das mãos de Ana Marcela Cunha e Sharon van Rouwendaal.

Os resultados oficiais do Rio Negro Challenge já podem ser acessados aqui na página da SWIM CHANNEL. Clique aqui para ver.

Tags

Águas abertas Ana Marcela Cunha natacao Rio Negro Challenge Sharon van Rouwendaal

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas