Tecnologia na cabeça!

24/05/2016

Facebook Twitter

Você em algum momento já deve ter assistido as provas de natação paraolímpica de atletas com deficiência visual. Sempre que o nadador esta se aproximando da parede o técnico precisa estar a postos para cutucá-lo com uma vara. Esse toque serve para avisá-lo que aquele é o momento exato para executar a virada e continuar a prova. Como nada neste mundo está imune a tecnologia, já vem sendo desenvolvido um produto totalmente inovador: uma touca que vibra no momento em que será realizada a virada.

Batizada como Blind Cap (em português touca para cegos), este acessório foi desenvolvido pela gigante de tecnologia sul-coreana Samsung em parceria com o Comitê Paralímpico da Espanha e com a agência de comunicação Cheil, de Madri.

Assista aqui ao vídeo da Blind Cap

Com tecnologia bluetooth e sensores presos a touca, o acessório emite uma vibração na cabeça do nadador sempre que ele se aproxima da parede. Para que o sinal seja captado o técnico precisa acionar o alerta em seu dispositivo manual que deve ser sincronizado com o Gear S2, o smartwatch da Samsung, ou via um aplicativo a ser instalado em algum smartphone Android.

O aparelho ainda esta em fase de testes e foi apresentado para uso apenas em competições com atletas de elite, porém devido a proximidade do início dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016, que começam em 106 dias, é muito improvável que Comitê Paralímpico Internacional autorize o uso deste acessório na competição. Porém, será uma sugestão muito interessante e poderá no futuro fazer parte da realidade da natação paralímpica.

Por Guilherme Freitas

Tags

Blind Cap natação para cegos natação paralímpica Samsung tecnologia