Tem início a temporada 2020 de águas abertas da CBDA

Fernando Ponte e Carol Hertel foram os grande campeões da prova principal de 10 km que aconteceu no litoral alagoano

09/03/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Praia da Pajuçara - Foto : Reprodução
Fernando Ponte - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Fernando Ponte - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Praia da Pajuçara - Foto : Reprodução

A Praia de Pajuçara em Maceió foi o palco da abertura do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil da modalidade neste fim de semana. As duas competições acontecem simultaneamente, mas são eventos diferentes. No Campeonato são realizadas as provas de 5 km e 10 km e na Copa as distâncias são de 2,5 km e 5 km. No final do ano há uma premiação para os clubes que somaram mais pontos e também são conhecidos os campeões nacionais.

Na principal prova do dia, os 10 km do Campeonato, as vitórias foram de Fernando Ponte do Grêmio Náutico União e Carol Hertel da Atlef/Nina. Fernando teve uma dura batalha contra seu companheiro de clube Alexandre Finco e com Bruce Hanson do Corinthians. Após um intenso embate entre o trio, a decisão veio na batida de mão com Fernando chegando na frente em 1h57min46s de prova contra 1h57min47s de Alexandre e 1h57min48s de Bruce.

Pódio dos 10 km masculino – Foto: CBDA/Divulgação

Já na prova feminina a disputa também foi bastante acirrada com Carol superando Julia Diogo do Corinthians na reta final. A nadadora do Maranhão concluiu a distância em 2h08min14s superando Julia por um mísero segundo, porém, a nadadora corintiano foi desclassificada após a prova e perdeu a medalha de prata. Desta foram o pódio foi completado por Marcela Ribeiro do Corinthians com 2h08min20s e por Aricia Peree da ACEB com em 2h08min47s.

Os 5 km, que aconteceram no dia seguinte, também foram bastante emocionantes. No masculino o título desta vez foi de Alexandre Finco com 57min54s de prova, sendo seguido por Bruce Hanson com 57min56s e Fernando Ponte que marcou 57min57s. No feminino a disputa também foi bem acirrada entre duas companheiras de clube. Marcella Ribeiro do Corinthians venceu a disputa em 1h02min14s batendo a também corintiana Julia Diogo que marcou 1h02min15s. Em terceiro chegou Carol Hertel com 1h02min44s.

Vista da Praia de Pajuçara – Foto: Reprodução

Na Copa Brasil os campeões dos 5 km foram Jacinã Conceição da RHANC/Costa Verde com 1h10min02s de tempo total e Jardiel Neto do Yacht Club Bahia com 1h02min46s. Já nos 2,5km os campeões foram dois atletas do Yacht Club Bahia. Entre as mulheres Marcia Santos e entre os homens novamente Jardiel que nadaram a prova em 34min05s e 30min58s respectivamente.

A segunda parada do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil será em São Bernardo do Campo, nas águas da Represa Billings, no próximo dia 21 de março. A prova também contará como parte do calendário do Campeonato Paulista da Federação Aquática Paulista. Os resultados completos das provas que aconteceram este fim de semana em Maceió estão disponíveis aqui.

Tags

Águas abertas Campeonato Brasileiro Carol Hertel CBDA Copa Brasil Fernando Ponte natacao

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas