Top 5 de provas de Kaio Marcio de Almeida

Relembre aqui cinco provas históricas do atleta que anunciou ontem sua aposentadoria da natação competitiva

29/09/2020 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Kaio Marcio de Almeida - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Kaio Marcio de Almeida - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Kaio Marcio de Almeida - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Kaio Marcio de Almeida - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Na noite de ontem Kaio Marco de Almeida anunciou sua aposentadoria das piscinas. Presente em quatro Jogos Olímpicos, quatro Jogos Pan-Americanos, oito Campeonatos Mundiais e dono de dois recordes mundiais, o veterano de 35 anos colocou um ponto final em uma carreira repleta de conquistas e títulos.

De jovem que apareceu para o cenário mundial no começo da década de 2000 até o experiente nadador que foi semifinalista olímpico no Rio-2016, o paraibano registrou em sua carreira provas inesquecíveis. Elencamos aqui cinco delas para você rever e lembrar. Confira abaixo!

 

Recorde mundial nos 50m borboleta
No dia 17 de dezembro de 2006 Kaio venceu a final dos 50m borboleta do Torneio Open/CBDA, na piscina do Clube Internacional de Regatas, em Santos, com um novo recorde mundial de 22s60. Ele já vinha perseguindo o recorde há um certo tempo e conseguiu a proeza diante de uma lotada e eufórica piscina.

 

Recorde mundial nos 200m borboleta
Durante a etapa da Copa do Mundo da FINA de Estocolmo em 2009 o brasileiro superou o recorde mundial de sua prova favorita, os 200m borboleta. E foi com sobras, com o paraibano estraçalhando a antiga marca com um final fulminante e cravando 1min49s11, tempo que é recorde sul-americano até hoje.

 

Título mundial nos 100m borboleta
Meses depois de bater o recorde mundial nos 50m borboleta em piscina curta, Kaio foi a Xangai para nadar o Campeonato Mundial de curta de 2006. Lá terminou com o bronze na prova onde era o recordista mundial, mas a glória máxima veio nos 100m borboleta com o título mundial e a única medalha de ouro do Brasil na competição.

 

Final olímpica nos 200m borboleta
Kaio disputou ao longo da carreira quatro Jogos Olímpicos (Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016) e chegou a final em apenas uma ocasião. Foi em Pequim quando terminou os 200m borboleta na sétima colocação em uma prova que ficou marcada como parte da campanha dos oito ouros de Michael Phelps.

 

Final de mundial de longa nos 200m borboleta
O nadador brasileiro disputou oito campeonatos mundiais ao longo da carreira sendo quatro deles na longa. Sua melhor campanha foi em Roma-2009 quando chegou a final dos 200m borboleta e terminou em quarto lugar ficando a quase um segundo da medalha de bronze.

 

Menção honrosa
Entre outras provas marcantes de sua carreira, e que não estão disponíveis através de vídeo na internet, destacamos outras três delas.

* Dobradinha dourada nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007 com título e recorde de campeonato nos 100m borboleta e 200m borboleta. Nos 200m bateu ainda o recorde sul-americano.
* Final dos 200m borboleta no Troféu Maria Lenk-2009 no Rio de Janeiro com 1min53s92, superando o recorde sul-americano que esta em vigor até hoje.
* Final dos 200m borboleta no Campeonato Mundial de piscina curta de Dubai-2010 onde conquistou a medalha de prata ficando a apenas seis centésimos do campeão Chad le Clos.

Tags

Kaio Marcio Almeida natacao recorde mundial

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas