Torneio Open 2018 terá novo formato com novas provas

Competição irá fechar o ano com novidades, entre elas a inovadoras dinâmicas de provas e premiação em dinheiro para os atletas

28/09/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vista da piscina do GNU - Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Vista da piscina do GNU - Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

O tradicional Torneio Open da CBDA mudou. A competição, que esse ano será realizada entre os dias 19 e 22 de dezembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), ficou mais atrativa no formato e terá cinco etapas em três dias, além de uma etapa extra no sábado.

Esta etapa do sábado é onde estão a maioria das inovações. Nela teremos disputas de provas de 50 metros nos quatro estilos em sistema de eliminatória, começando com os oito melhores tempos até chegarmos aos dos mais velozes; 200m costas e borboleta com pé de pato; 200m medley por sorteio em que a ordem dos nados será sorteada e 800m e 1500m livre no sistema de eliminação onde o último colocado a cada passagem de 100 metros será eliminado começando pela virada dos 200 metros.

Além dessas novas provas, a CBDA divulgou um boletim confirmando que irá cumprir o regulamento do Open que prevê a premiação em dinheiro aos atletas vencedores, após ser divulgado pela imprensa que as premiações em dinheiro aos nadadores havia sido cancelada.

Fernando Vanzella e Etiene Medeiros no Open de 2017 – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

As mudanças no formato da competição foi uma iniciativa do ex-diretor geral de esportes da CBDA, Renato Cordani, que pediu demissão há uma semana alegando falta de transparência da entidade. O objetivo da Confederação com a mudança na dinâmica do evento é deixá-lo mais atrativo para transmissão pela TV e para atrair cada vez novos  patrocinadores e chamar atenção do público em geral.

Ao término da competição, ou seja, depois da sexta etapa, serão entregues os troféus de melhores índices técnicos, eficiência e clubes campeões do Open, além de troféus aos cinco clubes mais bem colocados no ranking nacional na temporada 2018, já que a competição fecha o calendário oficial absoluto. Veja o novo regulamento e programa de provas já divulgado, AQUI.

Tags

CBDA natacao Renato Cordani Torneio Open

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas