Travessia Caraguá-Ilhabela abre inscrições para edição 2020

Prova será realizada no dia 21 de novembro de 2020 e respeitará todos os protocolos de segurança

04/09/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Nadadores em ação durante a Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Silas Azocar/PMI
Nadadores em ação durante a Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Silas Azocar/PMI

Nadadores em ação durante a Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Silas Azocar/PMI

Nadadores em ação durante a Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Silas Azocar/PMI

A tradicional Travessia Caraguá-Ilhabela já está com inscrições abertas através do site da SWIM CHANNEL (clique aqui para fazer a sua). Em formato de revezamento, a prova está marcada para acontecer no dia 21 de novembro. O congresso técnico e a largada serão na Prainha em Caraguatatuba à partir das 7h. A prova de 22 km tem largada em Caraguatatuba e chegada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo e a edição de 2020 respeitará todos os protocolos de segurança devido à pandemia de COVID-19.

A prova funciona em formato de revezamento desde 2013 e de acordo com o regulamento cada membro da equipe, formado por quatro atletas, nada por 30 minutos e depois dá lugar ao próximo nadador. Para participar da prova cada equipe precisa pelo menos uma atleta do sexo feminino obrigatoriamente.

A equipe campeã de 2019 Navegantes/Vasco – Foto: Instagram do Carlos Rosa

No ano passado, a Equipe Navegantes/Vasco da Gama do Rio de Janeiro foi a grande campeã da travessia. O time carioca formado pelos nadadores Carlos Rosa, Andre Castelucio, Daniel Cunha e Manu Batista sob o comando da técnica Lu Monteiro completou o percurso no litoral norte paulista, que teve águas bastante agitadas, no tempo de 6h59min.

A prova, organizada desde 2013 pela Associação Aquática foi feita pela primeira vez pelo lendário Abilio Couto, que nadou a prova ao lado de seu amigo chileno Amando Silva na década de 1950. Com o apoio da Federação Paulista de Natação (hoje Federação Aquática Paulista) e da Prefeitura da cidade de Caraguatatuba, Abilio organizou a primeira edição da Travessia Caraguá-Ilhabela no dia 14 de junho de 1959.

Logo da Travessia Caraguá-Ilhabela – Foto: Reprodução

Limitada a 20 equipes, ela tem troféus ou medalhas de tamanho diferenciado para as três primeiras equipes, além de troféus ou medalhas de participação para as demais equipes que terminarem dentro do prazo estabelecido e não foram desclassificadas. Devido a pandemia do COVID-19 não haverá cerimônia de premiação e todos os atletas receberam suas medalhas e troféus logo ao fim da travessia.

O valor da inscrição por equipe é de R$ 2.400,00 até dia 30 de setembro. Já está incluso o valor da embarcação (que será do tipo Traineira) para cada equipe, uma camiseta para cada atleta e touca da prova. Mais detalhes podem ser vistos no regulamento. Clique aqui para ler.

Tags

Águas abertas Associação Aquática natacao Travessia Caraguá-Ilhabela

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas