Travessia Caraguá–Ilhabela está com inscrições abertas

Tradicional prova de águas abertas em formato de revezamento será realizada no dia 23 de novembro

10/09/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Nadadores em ação durante a Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Silas Azocar/PMI

Nadadores em ação durante a Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Silas Azocar/PMI

Uma das mais tradicionais provas de maratona aquática do país, a Travessia Caraguá-Ilhabela já está com inscrições abertas através do site da SWIM CHANNEL (clique aqui para fazer a sua). A prova de 22 km será realizada no dia 23 de novembro com largada em Caraguatatuba e chegada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

A prova funciona em formato de revezamento onde cada membro da equipe nada por 30 minutos exatamente e depois dá lugar ao próximo nadador. Desde 2013 a prova passou a ser disputada em formato de revezamento. Para participar da prova cada equipe precisa ter quatro integrantes, sendo um deles obrigatoriamente do sexo feminino. O encerramento das inscrições está marcado para o dia 8 de novembro.

No ano passado, em uma das edições com mais participantes inscritos, a Equipe Navegantes do Rio de Janeiro foi a grande campeã. O time carioca inscreveu dois revezamentos para a disputa e viu sua equipe número 1, o Puro Sangue, vencer com o tempo de 4h34min02s.

A Equipe Navegantes campeã de 2018 – Foto: Reprodução

A prova, organizada desde 2013 pela Associação Aquática foi feita pela primeira vez por Abilio Couto, que nadou a prova ao lado de seu amigo chileno Amando Silva na década de 1950. Abilio, que já havia atravessado a nado o Canal da Mancha, tentou mostrar na época que era possível fazer a prova que era tida até então como impossível.

Com o apoio da Federação Paulista de Natação (hoje Federação Aquática Paulista) e da Prefeitura da cidade de Caraguatatuba, Abilio organizou a primeira edição da Travessia Caraguá-Ilhabela no dia 14 de junho de 1959. Inicialmente individual a prova passou a ser feita em revezamentos e atrai cada vez mais nadadores de águas abertas que buscam um desafio em grupo. Hoje a travessia é uma das competições mais procuradas.

Abílio Couto foi o primeiro a realizar a Travessia nos anos 50 – Foto: Reprodução

Limitada a 20 equipes, a prova tem troféus ou medalhas de tamanho diferenciado para as equipes campeã, vice-campeã e terceira colocada, além de troféus ou medalhas de participação para as demais equipes que terminarem dentro do prazo estabelecido e não foram desclassificadas.

Neste primeiro lote que esta em vigor até o dia 10 de outubro, o valor da inscrição por equipe é de R$ 2.200,00. Mais detalhes podem ser vistos no regulamento. Clique aqui para ler.

Tags

Abilio Couto Águas abertas natacao Swim Channel Travessia Caraguá-Ilhabela ultramaratona aquática

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas