Travessia Caraguá–Ilhabela está com inscrições abertas

Uma das mais tradicionais provas de maratona aquática será realizada em formato de revezamento no dia 24 de novembro

27/07/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Foto: Reprodução
Treino para travessia de 1 km - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Treino para travessia de 1 km - Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Foto: Reprodução

A  Travessia Caraguá-Ilhabela  está com inscrições abertas até o dia 9 de novembro no site da SWIM CHANNEL. A tradicional prova de 22 km de distância será realizada no dia 24 de novembro com largada em Caraguatatuba e chegada em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. A prova, que é realizada em revezamento, funciona assim: cada membro da equipe deve nadar por 30 minutos exatamente dando lugar para o próximo nadador. Entre os membros um obrigatoriamente deve ser mulher.

A travessia foi realizada pela primeira vez por Abílio Couto, que nadou a prova ao lado de seu amigo chileno Amando Silva na década de 1950. Um dos pioneiros das águas abertas no Brasil, Abílio já havia atravessado a nado o Canal da Mancha e sido o primeiro a concluir a travessia no litoral norte paulista. Com o apoio da Federação Paulista de Natação (hoje Federação Aquática Paulista) e da Prefeitura da cidade de Caraguatatuba, Couto organizou a primeira edição da Travessia Caraguá-Ilhabela no dia 14 de junho de 1959.

A prova era inicialmente individual e depois de um tempo passou a ser feita em formato de revezamento. Hoje é uma das competições mais procuradas do litoral paulista, principalmente para quem gosta de nadar em grupo. Desde 2013 ela é organizada pela Associação Aquática e já faz parte do calendário nacional da modalidade. O local da largada será na Prainha em Caraguatatuba e o início do congresso técnico está previsto para as 7h30.  O regulamento da prova pode ser visto AQUI.

Tags

Abilio Couto Águas abertas natacao Travessia Caraguá-Ilhabela

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas