Travessia Caraguá-Ilhabela já tem inscrições abertas

Tradicional ultramaratona aquática em revezamento de 22 km acontecerá no próximo dia 24 de novembro

15/05/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Já estão abertas as inscrições para uma das provas mais tradicionais e importantes da natação brasileira em águas abertas. No próximo dia de 24 de novembro acontecerá mais uma edição da Travessia Caraguá-Ilhabela. Disputada pela primeira vez no fim dos anos 1950, a ultramaratona de 22 km é realizada no formato de revezamento e nas últimas edições registrou disputas intensas e acirradas entre os atletas.

Organizada pela Associação Aquática e com apoio da Prefeitura de Ilhabela, a ultramaratona terá mais uma vez serviço de inscrição de prova através da SWIM CHANNEL. Os interessados em montar sua equipe e participar dessa grande prova podem fazer sua inscrição até o dia 9 de novembro clicando aqui. Neste primeiro lote que esta em vigor o valor da inscrição por equipe é de R$ 2.000,00.

Vista aérea da cidade de Caraguatatuba – Foto: Reprodução

A prova surgiu por insistência de um ícone das águas abertas: Abílio Couto. Primeiro brasileiro a atravessar a nado as desafiadoras águas do Canal da Mancha, Abilio queria derrubar por terra o mito de que era impossível nadar os 22 km entre as cidades de Caraguatatuba e Ilhabela. As baixas temperaturas da água nesta região e as fortes correntezas eram os grande empecilhos para que a travessia fosse realizada. Porém, em 1959 ao lado do amigo chileno Amando Silva, Abilio realizou o desafio.

Em seguida com apoio da Federação Paulista de Natação (hoje Federação Aquática Paulista) e da Prefeitura da cidade de Caraguatatuba, Abilio conseguiu organizar a primeira edição da Travessia Caraguá-Ilhabela também em 1959. Diferentemente do formato atual em revezamento, a prova era individual e reunia centenas de nadadores. Com o passar do tempo a travessia ganhou fama, tornou-se uma das mais difíceis do mundo e contou com a participação de nomes como Igor de Souza e Renata Agondi.

Abílio Couto foi o idealizador da prova- Foto: Reprodução

Desde 2013 a prova passou a ser disputada em formato de revezamento. Para participar da prova cada equipe precisa ter quatro integrantes, sendo um deles obrigatoriamente do sexo feminino. A dinâmica de troca de atletas é bem simples: cada nadador fica 30 minutos na água e após esse tempo dá lugar a um colega de equipe, repetindo o formato até o final deixando a disputa sempre bem acirrada e competitiva.

 

Tags

Abilio Couto Águas abertas Associação Aquática Nabaiji natacao Travessia Caraguá-Ilhabela

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas