Travessia Caraguá-Ilhabela: uma prova cheia de desafios!

16/10/2015

Facebook Twitter

Uma das mais emocionantes e desafiadoras travessias de águas abertas do país será realizada novamente. Trata-se da consagrada Travessia Caraguá-Ilhabela, que será disputada no próximo dia 14 de novembro, entre as águas das duas cidades do litoral norte paulista e vai reunir equipes de revezamento. Disputada pela primeira vez na década de 1940, a travessia conta com uma história única, com várias provas épicas sendo realizadas durante décadas. Após dez anos sem ser realizada ela voltou ao circuito nacional em 2013. Assim como a edição passada, a prova desse ano terá sua largada na Prainha, em Caraguatatuba com chegada em Ilhabela.

Poderão disputar a travessia equipes de revezamento de quatro nadadores e um dos integrantes precisa ser obrigatoriamente uma mulher. Cada atleta nadará por exatamente 30 minutos e após o término deste período é feita uma troca dentro da água. Esse processo se repete até o fim da disputa, quando os 22 km de prova estiverem completos. A organização da prova também disponibiliza um barco para os demais membros e o técnico da equipe acompanharem os companheiros durante a jornada. A travessia é famosa por impor muitos desafios aos participantes, como a superar a força da corrente do mar, a baixa temperatura da água (média entre 22 e 24°C) e também o tempo que os nadadores passam dentro do barco esperando o companheiro de equipe nadar. Muitos nadadores acabam ficando enjoados com o balanço da água.

 

O quarteto Priscila, Luciana, Giuliana e Marta - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O quarteto Priscila, Luciana, Giuliana e Marta – Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

 

Uma das grandes atrações dessa edição da Travessia Caraguá-Ilhabela será o quarteto formado por Giuliana Braga, Marta Izo, Luciana Akissue e Priscila Santos. As quatro nadadoras fizeram história em 2011 ao atravessar o Canal da Mancha e bater o recorde mundial por equipe na ocasião. Será a primeira vez que elas nadarão juntas novamente. “Espero é mais um ano com uma prova desafiadora, porém divertida, que fazemos entre amigos e passamos um dia especial fazendo aquilo que mais gostamos. No ano passado nenhuma equipe finalizou a prova, então neste ano acredito que todas as equipes terão um primeiro objetivo de vencer o mar e o segundo de vencer a prova”, conta Giuliana, uma das membro do quarteto.

A marca de acessórios e materiais esportivos Nabaiji será novamente a patrocinadora da travessia, assim como vem acontecendo desde 2013. A inscrição para cada equipe será de R$ 1.800,00 até o dia de hoje. As equipes também poderão se inscrever até o dia 6 de novembro, quando o valor subirá para R$ 2.100,00. A organização do evento disponibiliza todo o suporte e estrutura para atendimento médico e ao fim da prova haverá uma confraternização com todas as equipes participantes. Para obter mais informações, inclusive como fazer as inscrições e ter acesso ao regulamento acesse o site: http://www.maratonaaquatica.com.br/.

Por Guiherme Freitas

Tags

Águas abertas litoral paulista Nabaiji Travessia Caraguá-Ilhabela