Travessia de Guadalupano: natação e fé!

18/11/2015

Facebook Twitter

Paradisíaco, badalado e cheio de belezas naturais. Essas características podem definir muito bem Acapulco, balneário na costa sudoeste do México. Porém, Acapulco não vive só de turismo e lazer. A cidade também vive e respira o esporte. Um dos maiores eventos internacionais da cidade é a tradicional Travessia de Guadalupano, que em 2015 terá sua 57ª edição. Esta prova é a maior do calendário de águas abertas do México e vem sendo realizada ininterruptamente há quase 50 anos.

O evento, bastante popular já que chegou a registrar 5 mil participantes em edições passadas, será disputado nas águas da Baía de Santa Lúcia, banhada pelas águas do Oceano Pacífico. Ao todo serão duas provas: uma curta de 1 km no dia 5 de dezembro, com partida na Praia Roqueta e chegada na Praia de Caleta; e a longa de 5 km no dia 6 de dezembro, com largada na Praia de Caleta e chegada na frente do Hotel Crown Plaza.

Neste período do ano é inverno no hemisfério norte, porém Acapulco é uma cidade extremamente tropical e o sol está presente por lá durante praticamente todo o ano. Nesta época a temperatura ambiente oscila entre 26°C e 30°C e a temperatura da água em média de 22°C. Outra característica é a corrente da água na Baía de Santa Lúcia, que é bastante tranquila e tem águas cristalinas.

 

Vista de Acapulco - Foto: Reprodução/Internet

Vista de Acapulco – Foto: Reprodução/Internet

 

A travessia ganhou o nome de Guadalupano em homenagem a Virgem Morena de Guadalupe, conhecida como a rainha do povo mexicano e também proclamada Padroeira da América Latina. Através da imagem da santa, impressa no manto de São Juan Diego, diversos índios astecas se converteram ao cristianismo no século 16. A Virgem Morena de Guadalupe é a padroeira do México e muito popular não só no país, já que atrai anualmente peregrinos e turistas católicos de todo o mundo.

A primeira edição da travessia aconteceu no dia 12 de dezembro de 1959, quando 84 atletas partiram da Praia da Ilha de la Roqueta e nadaram exatos 4 km para homenagear a Virgem de Guadalupe. O grande idealizador foi Joaquín de la Pena y Castillo, uma das maiores personalidades da natação mexicana e técnico de muitos nadadores que representaram a seleção do México em eventos internacionais.

As inscrições para o evento ainda estão abertas e quem tem interesse de nadar uma prova história, além de conhecer um dos mais belo balneários do mundo, pode obter mais informações através do site As Deporte clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Acapulco Águas abertas México Travessia de Guadalupano