Travessia do Canal de Ilhabela acontece no dia 2 de dezembro

Considerada uma das mais tradicionais e belas do litoral de São Paulo, prova de 3,8 km está com inscrições abertas

02/10/2018 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Pódio geral masculino da edição de 2017 - Foto: Site oficial do evento

Pódio geral masculino da edição de 2017 - Foto: Site oficial do evento

A Travessia do Canal de Ilhabela chega a sua 5ª edição em 2018. A tradicional prova de 3,8 km entre as cidades de São Sebastião e Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, está com inscrições abertas no site do evento e acontecerá no próximo dia 2 de dezembro.

Inspirada na Travessia do Canal da Mancha, o evento já se tornou tradicional entre as provas de águas abertas pelo estado de São Paulo. São três percursos oficiais da prova: o sul, o leste e o canal fechado. O percurso do dia é sempre escolhido de acordo com as condições climáticas horas antes da realização da prova.

O  percurso sul é aquele em que todas as condições de ondulação são predominantes do sul e a largada é no Oleoduto de São Sebastião. No leste, disputado quando o vento vem de leste, a largada é na Praia do Arrastão de São Sebastião. Por fim, o percurso fechado acontece quando as condições climáticas não são as mais favoráveis e tem largada é na Náutica de Ilhabela. A chegada da prova, em todos os percursos, é sempre na Praia Engenho D’Água.

Pódio geral masculino da edição de 2017 – Foto: Site oficial do evento

Ano passado devido as condições climáticas o percurso realizado foi o fechado, tendo os integrantes da seleção brasileira de maratona aquática Allan do Carmo e Betina Lorscheitter como grandes campeões gerais da prova e estabeleceram os novos recordes do canal fechado. Até hoje a Travessia do Canal de Ilhabela já foi realizada em todos os percursos.

A competição, que é organizada pela Ecooutdoor, sempre conta com atletas de elite para estimular ainda mais a participação de atletas amadores e de quebras de recordes de categorias. Os 3,8 km de percurso atraem triatletas pela distância (mesmo tamanho do percurso do Ironman) e o tempo limite para completar a prova é de 150 minutos ou duas horas e meia. O uso da roupa de neoprene/borracha é liberado.

Pódio geral feminino da edição de 2017 – Foto: Site oficial do evento

As inscrições para a prova vão até o dia 30 deste mês, ou até quando terminarem as vagas. Todos os atletas recebem KIT que contém sacola, camiseta e touca alusiva ao evento e medalha de participação após a conclusão da prova. A entrega dos troféus são para os cinco primeiros colocados no geral.

A retirada do KIT é feita um dia antes da prova, assim como o congresso técnico. Para saber mais informações sobre a prova, acesse AQUI o site oficial do evento.

Tags

Águas abertas Canal de Ilhabela EcoOutdoor Mormaii natacao Swim Channel Travessia do Canal de Ilhabela

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas