Roma

Travessia do Canal de Ilhabela: procedimentos de largada

Tire suas dúvidas e veja como é a largada da prova; a edição de 2019 será realizada no dia 10 de novembro

11/10/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Travessia Canal de Ilhabela - Foto: Ale Socci
Largada da Travessia do Canal de Ilhabela - Foto: Fabio Mota Photo

Largada da Travessia do Canal de Ilhabela - Foto: Fabio Mota Photo

Travessia Canal de Ilhabela - Foto: Ale Socci

A Travessia do Canal de Ilhabela, uma das provas mais tradicionais do calendário de águas abertas do estado São Paulo, chega para sua sexta edição no dia 10 de novembro. A edição especial, que teve inscrições gratuitas pelo site da SWIM CHANNEL, tiveram as vagas preenchidas em duas horas.

A travessia tem 3,8 km de percurso, e  pode ser realizada em três trajetos diferentes, que são definidos apenas no dia da prova conforme as condições climáticas. Os procedimentos para a largada são os que mais geram dúvidas entre os participantes, isso porque alguns ficam na dúvida se é obrigatório o uso da escuna para ir ao local da largada.

Segundo o regulamento da competição, as escunas oficiais transportarão todos os nadadores da Praia do Engenho D’Água para o local da largada, que poderá variar dependendo do percurso. É obrigatório para todos os atletas o uso da escuna oficial da organização da prova.

Nos percursos sul e leste, a largada é dada do continente em São Sebastião e a prova acontece no canal em direção à Ilhabela. No percurso fechado, a largada é realizada de Ilhabela, mas as escunas devem sair da mesma forma da Praia do Engenho D’Água para o local de largada.

Escuna da Travessia do Canal de Ilhabela – Foto: Fabio Mota Photo

Nenhum atleta poderá usar outra embarcação ou usar qualquer outro tipo de transporte para atravessar até o ponto de largada. O não embarque do atleta ou a utilização de outro meio de transporte poderá desclassificá-lo.

Somente serão permitidas no ambiente da prova embarcações da arbitragem, seguranças todas devidamente autorizadas pela organização e cada atleta deve seguir imediatamente para o píer onde confirmará sua presença ao juiz responsável para embarcar definitivamente na escuna. Uma vez embarcado não poderá deixar a embarcação.

A prova da Travessia do Canal de Ilhabela surgiu em 2014 inspirada na lendária Travessia do Canal da Mancha, que separa a Inglaterra da França. Seja no percurso leste, sul ou fechado, existem boias ao longo do canal formando uma verdadeira raia, além de caiaques e barcos rápidos que garantem a segurança da travessia.

Atletas em escuna antes da largada – Foto: Fabio Mota Photo

Com patrocínio da Riachuelo e o apoio da Prefeitura de Ilhabela e da Mormaii, a 6ª edição da Travessia do Canal de Ilhabela será realizada pela Associação Magna de Desportes, Lei do Incentivo ao Esporte e Governo do Estado de São Paulo, além da Ecooutdoor em parceria com a SWIM CHANNEL.

Todos os atletas receberão um kit e medalha de participação após a conclusão da prova. A retirada dos kits, assim como o congresso técnico, será feito no sábado (09), em local a ser definido.

Os que fizeram a inscrição mas que não irão participar devem enviar um e-mail para eventos@swimchannel.com.br com nome completo e CPF. Para mais informações, curiosidades e conferir resultados das edições anteriores acesse o site oficial do evento: canaldeilhabela.com.br

Tags

Águas abertas Canal de Ilhabela Ilhabela Travessia do Canal de Ilhabela

Notícias relacionadas