Troféu Chico Piscina começa amanhã

Maior campeonato de base do país reunirá seleções de 22 estados brasileiros e quatro países na cidade de Mococa

26/09/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA
Troféu Chico Piscina 2017 - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Chico Piscina 2017 - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Troféu Chico Piscina - Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

Começa amanhã mais uma edição do Troféu Chico Piscina, a competição da natação de base mais tradicional do Brasil. O evento é considerado o maior celeiro de revelações, afinal foi lá que Cesar Cielo, Etiene Medeiros, Thiago Pereira, entre outros nomes hoje consagrados apareceram para o cenário nacional. Disputada entre as federações estaduais, o Chico Piscina acontece anualmente na cidade de Mococa para nadadores das categorias infantil 1 e 2 (13 e 14 anos) e juvenil 1 e 2 (15 e 16 anos).

A competição aconteceu pela primeira vez em 1968. Na época o evento era organizado pela Federação Aquática Paulista e reunia apenas seleções das regiões paulistas. Com o crescimento e importância o torneio foi abraçado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em 1988 tornando-se um campeonato nacional oficial, inclusive sendo transmitido ao vivo pelo canal SporTV por muitos anos. Em 1995 o Chico Piscina deu mais um passo a frente tornando-se internacional. Desde então seleções de vários países com destaque para Argentina e África do Sul disputaram o campeonato.

Vista da Associação Esportiva Mocoquense – Foto: Ricardo Sodré/SSPress/CBDA

A origem do nome Chico Piscina é em homenagem a Francisco José Dias Lima, o Chico Quintino, que foi um dos maiores incentivadores da natação no interior paulista e idealizador da primeira piscina de Mococa (para ler mais sobre a história de Chico Piscina clique aqui). Anualmente as seleções estaduais se reúnem na pacata cidade do interior paulista (distante quase 270 km da capital São Paulo) para cair na água na piscina da Associação Esportiva Mocoquense.

A seleção paulista detém a hegemonia da competição somando 24 títulos na competição em âmbito nacional contra seis da seleção do Rio de Janeiro. Na versão internacional são 19 títulos de paulistas, contra quatro do Rio e um da seleção sul-africana que venceu o certame em 2004. Desde 2005, porém, apenas São Paulo conquistou o título tendo seu domínio ameaçado em raras ocasiões. Esse ano a seleção do estado é novamente a favorita ao título.

O nadador Murilo Sartori – Foto: Liliane Yoshino/FAP

Na edição deste ano do Chico Piscina a expectativa atende pelo nome de Murilo Sartori. O jovem nadador da Natação Americana nada o evento pela última vez na carreira e pode chegar a uma marca histórica: tornar-se o maior medalhista individual da competição. Sartori soma até hoje dez pódios em Mococa e este ano disputa três provas: 200m e 400m livre e 200m medley. Se vencer as três ultrapassa Lucas Salatta, que tem dez ouros, e se torna o maior vencedor do evento.

Serão a todo três dias de competição na piscina da Mocoquense com transmissão ao vivo da TV CBDA. O balizamento e demais informações do Troféu Chico Piscina podem ser encontradas no site da Confederação clicando aqui.

Tags

CBDA Mococa Murilo Sartori natacao Troféu Chico Piscina

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas