Roma

Troféu José Finkel 2019 começa amanhã no Clube Curitibano

Competição, que contará com 247 atletas, será a única seletiva para o Campeonato Sul-Americano do ano que vem

02/09/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Clube Curitibano sedia o Finkel 2019 - Foto: Divulgação
Clube Curitibano sedia o Finkel 2019 - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Clube Curitibano sedia o Finkel 2019 - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Clube Curitibano sedia o Finkel 2019 - Foto: Divulgação

Amanhã começa no Clube Curitibano a edição 2019 do Troféu José Finkel de Natação. A competição absoluta irá até o sábado, dia 7 de setembro e a segunda principal competição do calendário nacional. A edição deste ano será realizada em piscina de 50 metros e em cinco etapas. Ao todo serão 247 nadadores de 39 clubes, sendo o Minas Tênis Clube a maior delegação com 46 nadadores.

Em números gerais esta é a menor edição da competição nesta década. São 66 atletas a menos em relação ao campeonato do ano passado e 136 de desvantagem se compararmos com a edição de 2012 que foi  maior nos últimos dez anos com 383 participantes. Um dos motivos para o baixo número de nadadores é que alguns atletas, que participaram dos Jogos Pan-Americanos de Lima e do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, estão de férias.

O Troféu José Finkel 2019 será ainda a seletiva única para definição da seleção brasileira que disputará entre os dias 29 de março a 5 de abril do ano que vem o Campeonato Sul-Americano Absoluto em Buenos Aires. Para a convocação serão consideradas apenas as provas olímpicas e somente os resultados das finais. Serão convocados 28 nadadores, sendo 14 de cada sexo.

Vista da piscina do Curitibano – Foto: Satiro Sodre/SSPress

A competição é após o Troféu Brasil/Maria Lenk a mais importante do calendário nacional sendo realizada tanto piscina longa, quanto em piscina curta. O nome do torneio é uma homenagem ao jovem nadador José Finkel, morto em 1971 vítima de um câncer.

A primeira edição foi disputada no Centro Israelita de Curitiba em 1972 e na ocasião o Botafogo terminou como campeão. A última edição ocorreu no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo, no mês de em agosto do ano passado em piscina de 25 metros e foi vencida pelos donos da casa.

O troféu tem hegemonia dos clubes de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os maiores vencedores são Pinheiros, Flamengo, e Minas TC com 15, 12, e 11 conquistas cada um respectivamente. Para quem quiser acompanhar os resultados em tempo real, as provas terão transmissão ao vivo da página do Facebook do Clube Curitibano. O start list da competição. já foi divulgado. As eliminatórias começam as 9h30 e as finais a partir das 17h30.

Tags

CBDA Clube Curitibano natacao seleção brasileira Troféu José Finkel

Notícias relacionadas