Última chamada para o Rio-2016!

10/06/2016

Facebook Twitter

No próximo domingo a tarde iremos conhecer quem serão os últimos 30 nadadores das águas abertas classificados para os Jogos Olímpicos. Como aconteceu em 2008 e 2012 as águas de Setúbal, em Portugal, serão o local onde essas vagas remanescentes serão completadas. No Campeonato Mundial de Kazan, os dez primeiros colocados das duas provas (masculino e feminino) garantiram vaga automática para o Rio-2016, entre eles o trio brasileiro Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo.

Serão dois dias de disputas em Setúbal. No sábado acontece a prova feminina com a presença de 54 nadadoras. No dia seguinte quem cai na água são os 71 atletas que encaram a prova masculina. Os atletas terão que completar um circuito retangular com seis voltas de 1,666 km. Em jogo 15 vagas para cada categoria: dez para os primeiros colocados e outras cinco para nadadores de cada continente, uma exigência do Comitê Olímpico Internacional. E outro ponto importante é que neste seletiva apenas um atleta por país pode obter a vaga.

Mireia Belmonte vai se arriscar nas águas abertas - Foto: João Marc Bosch

Mireia Belmonte vai se arriscar nas águas abertas – Foto: João Marc Bosch

No feminino muitos nomes experientes das águas abertas disputarão vaga para disputar mais uma edição olímpica como Kery-Anne Payne (vice-campeã olímpica em Pequim-2008), Cecilia Biagioli (campeã pan-americana em Guadalajara-2011) e Kristel Kobrich (campeã pan-americano nos 800m livre em Guadalajara-2011). Em ascensão na modalidade, a equatoriana Samantha Arevalo é um nome que pode surpreender e que vale a pena ficar de olho. Outro destaque será a espanhola Mireia Belmonte, que já tem vaga para disputar os Jogos na piscina e que pretende repetir Oussama Mellouli que também foi olímpico nas duas modalidades.

E por falar no tunisiano, ele estará em ação em Setúbal para tentar vaga e defender seu título olímpico no Rio de Janeiro. Como adversário terá nomes conhecidos como Chad Ho (campeão mundial dos 5 km em Kazan-2015), Christian Reichert (bicampeão mundial por equipes nos 5 km em Barcelona-2013 e Kazan-2015), Esteban Enderica (bronze no Pan-Americano de Toronto-2015) e Guilhermo Bertolla (bronze no Pan-Americano de Guadalajara-2011).

Oussama Mellouli nadará em Setúbal - Foto: Andrew Medichini/AP Photo

Oussama Mellouli nadará em Setúbal – Foto: Andrew Medichini/AP Photo

A seletiva olímpica de águas abertas contará com transmissão ao vivo do site da Fina a partir das 12h no horário de Brasília. O start liste e demais informações podem ser conferidas no site oficial do evento clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Jogos Olímpicos maratona aquática Rio-2016 Setúbal