Ultramaratona da Ilha do Mel já tem inscrições abertas

22/12/2017

Facebook Twitter

Vista do Farol das Conchas na Ilha do Mel – Foto: Reprodução

O novo ano já esta batendo a porta e com ele chegam os eventos de 2018. Muitos nadadores ansiosos e preparados para começar o ano já dando suas braçadas e pernadas pelo Brasil. E uma das provas mais aguardadas pelos atletas de águas abertas é a Ultramaratona da Ilha do Mel, que será realizada no dia 7 de abril e que foi destaque na edição #29 da SWIM CHANNEL (adquira a sua aqui). O evento, realizado pela primeira vez em 2015, terá uma novidade: travessias com maiores distâncias. Agora os percursos serão de 13 km e 23 km.

Na prova de 13 km os nadadores partem da Ponte Oeste e nadam até o ponto da Parada Obrigatória, que fica na Praia do Farol. Nos 23 km a largada se dá no Trapiche do lado inverso da Parada Obrigatória e os nadadores literalmente dão a volta a ilha. A prova de 23 km é normalmente dividida em três partes, sendo que da largada até o km 10 os atletas pegam a corrente a favor com a maré enchendo. Do km 10 até o 17 a corrente começa a oscilar entre a favor e contra ainda com maré enchendo. Já na parte final, do km 17 até a chegada a corrente é contrária e a maré fica vazante.

Mapa de percurso - Foto: Reprodução/Correr e Nadar

Mapa de percurso – Foto: Reprodução/Correr e Nadar

As ultramaratonas aquáticas são eventos em alta no mercado, sendo cada vez mais procurados pelos nadadores brasileiros. Na prova da Ilha do Mel os atletas largam de um lado da ilha e dão a volta para chegar ao outro lado. O grau de dificuldade é alto e não é recomendado a participação de pessoas sem experiência em eventos de águas abertas. Além do desgastante percurso, as constantes mudanças de maré ao longo da prova são outros desafio a ser encarado. Um dos momentos mais difíceis é na reta final, quando normalmente os nadadores precisam romper fortes correntes contrárias.

A segurança da prova é um dos itens que os organizadores mais concentram atenção e energia. Para poder nadar qualquer uma das provas os participantes precisam possuir um caiaque de apoio, que será responsabilidade do mesmo. Para evitar problemas ninguém poderá nadar sem ter um suporte ao longo da travessia. Também é de responsabilidade do nadador a alimentação e hidratação. Todos os inscritos também precisam apresentar um atestado médico e preencher um termo de responsabilidade.

Arthur Pedroza no momento da chegada dos 20 km - Foto: Arthur Pedroza/Facebook

Arthur Pedroza venceu a prova em 2017 – Foto: Arthur Pedroza/Facebook

Além da Ultramaratona, que tem inscrições abertas até o dia 20 de março, a Ilha do Mel receberá outros dois eventos da Correr e Nadar: o Aquathlon Fortaleza Ilha do Mel, com prova de 1,5 km de natação em águas abertas e mais 5 km de corrida no dia 8 de abril e a Maratona Aquática do Farol com travessias de 600m, 2 km e 3 km no dia 22 de abril. As inscrições para todos esses eventos estão abertas e podem ser feitas através da SWIM CHANNEL.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Correr e Nadar Ilha do Mel natacao Summit ultramaratona aquática Ultramaratona da Ilha do Mel