Ultramaratonista Patrícia Farias encara o Desafio do Lago Titicaca

Prova da Bolívia ao Peru tem 20 km e o objetivo de chamar atenção para a preservação das águas e do meio ambiente

27/02/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Patrícia Farias - Foto: Luiz Frota
A nadadora Patrícia Farias - Foto: Felippe Luque

A nadadora Patrícia Farias - Foto: Felippe Luque

Patrícia Farias - Foto: Luiz Frota

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias será a primeira mulher do mundo a encarar o Desafio do Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. A nadadora irá enfrentar as adversidades do lago navegável mais alto do planeta nesta quinta-feira (28) em um percurso de 20 km.

A carioca vai nadar em temperaturas que variam entre 10º C e 14º C e 3.812 metros de altitude. Patrícia foi também a primeira mulher a realizar os 35 km da Travessia do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil. A nadadora Dailza Damas já nadou no lago, porém, fez um outro trajeto. Com a realização do Desafio, as autoridades locais esperam que a comunidade dê mais atenção ao lago e o preserve ainda mais.

“Para mim é motivador poder ser a primeira mulher a nadar da Bolívia ao Peru, uma sensação imensurável. Estou muito feliz em ter essa possibilidade, ainda mais pela causa que é ambiental e ao mesmo tempo fomentar o esporte na região, além de levar um pouco desse sentimento único para as crianças”, conta a atleta.

A nadadora Patrícia Farias na Bolívia – Foto: Divulgação

Patrícia visitará uma escola na Bolívia para contar sobre o Desafio e sua recepção no Peru promete ser uma “festa” para a população que acompanhará ao vivo a prova. A ultramaratona terá transmissões de rádio e televisões locais. ”Já chegamos na Bolívia, eu e meu técnico Guilherme Siga. Nós estamos no período de adaptação com a altitude. Aqui está frio, em torno de 9° C, mas com relação a isso está tudo bem. Por enquanto está tudo dentro da normalidade”, comentou a nadadora.

Na Care Club Itaim, uma de suas parceiras, a ultramaratonista faz um acompanhamento com a nutricionista Julia Vasconcellos e com o médico Paulo Puccinelli, especialista do esporte, além de simulações para encarar o ousado desafio.

A nadadora Patrícia Farias – Foto: Felippe Luque

Para encarar o Desafio ela conta com o apoio do município de Copacabana, localizado na Bolívia, e do técnico Guilherme Siga. Além deles, a equipe parceira é composta pela Assessoria CGFit, Gaivotas Eventos, que apoia com treinos na piscina do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a Cia Athletica Morumbi, a farmácia ProNatura, a Mares Acupuntura e a Mormaii Natação.

Clique aqui para assistir ao vídeo promocional do Desafio do Titicaca.

Tags

Águas abertas Desafio do Lago Titicaca natacao Patrícia Farias ultramaratona

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas