Roma

Ultramaratonista Patrícia Farias encara o Desafio do Lago Titicaca

Prova da Bolívia ao Peru tem 20 km e o objetivo de chamar atenção para a preservação das águas e do meio ambiente

27/02/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Patrícia Farias - Foto: Luiz Frota
A nadadora Patrícia Farias - Foto: Felippe Luque

A nadadora Patrícia Farias - Foto: Felippe Luque

Patrícia Farias - Foto: Luiz Frota

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias será a primeira mulher do mundo a encarar o Desafio do Lago Titicaca, entre a Bolívia e o Peru. A nadadora irá enfrentar as adversidades do lago navegável mais alto do planeta nesta quinta-feira (28) em um percurso de 20 km.

A carioca vai nadar em temperaturas que variam entre 10º C e 14º C e 3.812 metros de altitude. Patrícia foi também a primeira mulher a realizar os 35 km da Travessia do Leme ao Pontal, a maior maratona aquática do Brasil. A nadadora Dailza Damas já nadou no lago, porém, fez um outro trajeto. Com a realização do Desafio, as autoridades locais esperam que a comunidade dê mais atenção ao lago e o preserve ainda mais.

“Para mim é motivador poder ser a primeira mulher a nadar da Bolívia ao Peru, uma sensação imensurável. Estou muito feliz em ter essa possibilidade, ainda mais pela causa que é ambiental e ao mesmo tempo fomentar o esporte na região, além de levar um pouco desse sentimento único para as crianças”, conta a atleta.

A nadadora Patrícia Farias na Bolívia – Foto: Divulgação

Patrícia visitará uma escola na Bolívia para contar sobre o Desafio e sua recepção no Peru promete ser uma “festa” para a população que acompanhará ao vivo a prova. A ultramaratona terá transmissões de rádio e televisões locais. ”Já chegamos na Bolívia, eu e meu técnico Guilherme Siga. Nós estamos no período de adaptação com a altitude. Aqui está frio, em torno de 9° C, mas com relação a isso está tudo bem. Por enquanto está tudo dentro da normalidade”, comentou a nadadora.

Na Care Club Itaim, uma de suas parceiras, a ultramaratonista faz um acompanhamento com a nutricionista Julia Vasconcellos e com o médico Paulo Puccinelli, especialista do esporte, além de simulações para encarar o ousado desafio.

A nadadora Patrícia Farias – Foto: Felippe Luque

Para encarar o Desafio ela conta com o apoio do município de Copacabana, localizado na Bolívia, e do técnico Guilherme Siga. Além deles, a equipe parceira é composta pela Assessoria CGFit, Gaivotas Eventos, que apoia com treinos na piscina do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a Cia Athletica Morumbi, a farmácia ProNatura, a Mares Acupuntura e a Mormaii Natação.

Clique aqui para assistir ao vídeo promocional do Desafio do Titicaca.

Tags

Águas abertas Desafio do Lago Titicaca natacao Patrícia Farias ultramaratona

Notícias relacionadas