Um encontro em prol da natação de base

05/02/2016

Facebook Twitter

Estão abertas as inscrições para o 11º Encontro Nacional de Técnicos de Natação, evento promovido pela Associação Nacional de Técnicos de Natação e voltada para os profissionais de natação e Educação Física. Trata-se do maior evento do gênero realizado no Brasil que novamente será realizado em São Paulo, no salão de eventos da Academia Competition, próximo a Avenida Paulista, durante os dias 5 e 6 de março. Desta vez o foco do evento será a natação de base.

Após abordar diversos temas ligados a natação de alto rendimento e categorias adultas, o tema desta edição vai ser a natação mirim, a primeira categoria competitiva no Brasil e onde os nadadores dão suas primeiras braçadas. Vendo carências nessa fase aquática, a organização do Encontro resolveu desta vez voltar suas atenções para a natação de base e fortalecer esse pilar da carreira dos nadadores.

No sábado serão realizadas quatro palestras com profissionais da área. A primeira delas será apresentada pela Prof. Sandra Madormo abordando a queda no número de crianças no período de transição da fase de aulas para o treinamento competitivo. E seguida o Prof. Alexandre Indiani apresentará estudos sobre os nadadores mirins do século 20 no Brasil e os mirins do século 21 nos EUA. A Prof. Cláudia Barros falará sobre o desenvolvimento motor e a preparação física para crianças e o Dr. David Szpilman sobre segurança nas piscinas.

 

Banner oficial do evento - Foto: Reprodução

Banner oficial do evento – Foto: Reprodução

 

Haverá ainda uma apresentação da equipe da Speedo comentando sobre novos conceitos sobre suplementação de atletas, uma homenagem ao ex-técnico da seleção brasileira Prof. Alberto Klar e uma confraternização ao fim do dia para os participantes. No domingo ocorre uma mesa redonda mediada pelo Prof. Moacyr da Rocha Freitas com os profissionais do Encontro e alguns convidados que vão debater, apresentar estudos e ideias sobre a natação mirim no Brasil. A mesa também vai formatar um manual básico para iniciação de treinamento para os pequenos nadadores mirins que pretende disponibilizar futuramente visando melhorias para essa categoria.

Idealizado pelos técnicos Alexandre Indiani e Paulo Scagliarini em 2006, o Encontro Nacional de Técnicos cresceu com o passar dos anos ganhando maior visibilidade e tendo a presença de vários nomes conceituados da natação e educação física desde então. As inscrições para a edição deste ano estão abertas e podem ser feitas no site oficial, onde você encontra mais detalhes de toda a programação. Confira: http://www.encontronatacao.com.br.

Por Guilherme Freitas

Tags

crianças Encontro Nacional de Técnicos mirim natação de base