Um fim de semana intenso do Leme ao Pontal

A dupla Rodrigo Barroso e José Eduardo Ferreira da equipe Dragões do Mar e o nadador Allan Viana concluíram a longa travessia

20/03/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Os últimos dias foram bastante agitados entre dois dos trechos mais famosos do Rio de Janeiro: as Praias do Leme e a do Pontal. Foram realizadas entre a noite de sábado e a manhã desta segunda-feira duas travessias válidas pelo Desafio do Leme ao Pontal. A primeira foi com a equipe Dragões do Mar na categoria revezamento com neoprene e a segunda com o nadador Allan Viana na categoria solo sem neoprene.

Na noite do sábado a dupla Rodrigo Barroso e José Eduardo Ferreira partiu para concluir a desfiadora ultramaratona. Juntos eles representaram os Dragões do Mar, equipe de natação em águas abertas de Fortaleza. Ambos já estavam se preparando há mais de um ano para realizar a prova e até tentaram fazer o desafio em 2017, mas na ocasião não foi possível. Preparados e ansiosos, enfim caíram na água para concluir o longo percurso de 36 km (veja abaixo um trecho da travessia).

 

Os atletas tiveram em determinado ponto do percurso que superar fortes correntezas e ondulações, mas na reta final as condições climáticas melhoraram. Por fim, coube a José Eduardo fechar a prova e colocar o nome dos Dragões do Mar no rol daqueles que já conseguiram atravessar a nado do Leme ao Pontal. A dupla levou 10h49min para concluir, tornando-se a quinta equipe a realizar a prova na categoria revezamento com roupa de neoprene.

Poucas horas depois a equipe da Leme to Pontal Swimming Association já estava novamente a postos na Praia do Leme para acompanhar e registrar a tentativa de travessia do nadador Allan Viana. No início da semana ele estava pronto para realizar a ultramaratona, mas as drásticas condições climáticas no dia de sua prova com fortes tempestades e raios, o fizeram adiar o sonho de completar a prova. Porém, ele não desanimou e aguardou quatro dias para encarar o desafio (veja trechos da prova abaixo).

 

Na madrugada de domingo para segunda Allan partiu da Praia do Leme rumo ao Pontal. Ao longo do percurso ele enfrentou poucas ondulações e manteve a tranquilidade ao longo de toda a travessia. Allan conseguiu encaixar um excelente ritmo marcando em alguns momentos da prova uma média de 74 braçadas por minuto e pernada de dois tempos constantes. Após 7h22min o nadador finalmente chegou a Praia do Pontal. O tempo foi ainda o novo recorde na categoria solo sem neoprene, superando a marca de Cesar Saade Jr em mais de uma hora. Ao término da prova uma surpresa. Allan pediu em casamento a namorada Natália Alonso, que acompanhou a prova. Um final mais do que feliz para a travessia.

A Travessia do Leme ao Pontal tem aproximadamente 36 km e faz dela uma das provas mais longas da natação brasileira em águas abertas, ligando as famosas praias do Leme até a Praia do Pontal. Até hoje foram realizadas 22 travessias em categorias solo e por equipes. Para conferir mais detalhes da prova e também o histórico o evento acesse o site oficial clicando aqui.

Tags

Águas abertas Allan Viana Do Leme ao Pontal Dragões do Mar José Eduardo Ferreira Leme to Pontal Swimming Association natacao Rodrigo Barroso

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas