Um fim de semana intenso na Ilha do Mel

08/03/2017

Facebook Twitter

Nos dias 22 e 23 de abril a Ilha do Mel será palco de um dos maiores eventos de esportes aquáticos da temporada. Localizada no oeste do estado do Paraná, a cerca de 120 km da capital Curitiba, a Ilha do Mel faz parte do município de Paranaguá e é conhecida por ser um dos locais mais interessantes do sul do Brasil devido suas belas paisagens naturais, o clima de cidadezinha do interior e praias agitadas que são ótimas para o surf. Mas não é só por isso que o arquipélago ganha fama. O local também é conhecido pela comunidade aquática por sediar um dos maiores eventos de águas abertas do Brasil.

Promovido pela agência esportiva Correr & Nadar, o fim de semana na Ilha do Mel promete muita natação e esportes aquáticos para os aficionados. Haverá disputas de águas abertas, corrida, aquathlon, stand up paddle e caminhada. Serão ao todo cinco distâncias de natação em águas abertas: 600m, 1,5 km, 4 km, 10 km e 20 km. No sábado, dia 22, acontecerão as provas maiores chamadas de “Ultra Maratona Aquática”. Indicadas para nadadores mais experientes, as duas travessias contam com beleza única, já que é possível visualizar as belezas da ilha durante as braçadas. O nível de dificuldade para os participantes é um pouco devido a mudança de maré ao longo do percurso e caso seja seu dia de sorte poderá ser acompanhado por golfinhos ao longo da prova.

Percurso das provas de 10 km e 20 km - Foto: Organização do evento

Percurso das provas de 10 km e 20 km – Foto: Organização do evento

No domingo, dia 23, é a vez das provas mais populares e de menor distância. Com a expectativa de atrair cerca de 700 atletas o evento recebe o nome de “Maratona Aquática Farol ao Forte” por ligar justamente os dois pontos mais famosos da ilha, com largada no Farol das Conchas e chegada ao Forte da Ilha do Mel. É uma prova tranquila de ser realizada, já que nesta época do ano a temperatura da água não é muito gelada e o trajeto normalmente é feito a favor da correnteza. De acordo com o regulamento todos os nadadores podem competir nos dois dias, contando que nadem apenas uma prova em cada dia. E se a temperatura da água cair os trajes de neoprene serão liberados para uso.

Além das travessias haverá um prova de aquathlon com o percurso total de 6,5 km, sendo 1,5 km de natação e outros 5 km de corrida. As outras modalidades serão o stand up paddle (com distância de 4 km e 20 km) e a corrida e caminhada noturna (com percurso de 5 km). Ou seja, um final de semana insano para quem gosta de esportes, aprecia um lindo local com belezas naturais e pode aproveitar o fim de semana de viagem para conhecer um pouco mais da ilha.

Atleta durante prova do Correr & Nadar - Foto: Organização do evento

Atleta durante prova do Correr & Nadar – Foto: Organização do evento

As inscrições para todos estes eventos já estão abertas e vão até o dia 14 de abril. Elas podem ser feitas através do site da SWIM CHANNEL, no nosso novo serviço chamado Inscrições de prova. Os interessados em nadar a III Ultra Maratona Aquática (provas de 10 km e 20 km) podem clicar aqui e fazer a sua. Já para quem procura uma prova menor e que nadar VII Maratona Aquática Farol ao Forte (provas de 600m, 1,5 km e 3 km) devem fazer sua inscrição aqui. As inscrições para o III Aquathlon da Fortaleza estarão disponíveis em breve também no nosso site. Para mais detalhes sobre o calendário e informações sobre o Correr & Nadar visite o site oficial da agência clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Correr & Nadar eventos Ilha do Mel inscrição de prova Swim Channel