Um Rei e Rainha do Mar natalino

Última etapa do circuito acontecerá junto com a disputa de elite entre os dias 22 e 23 de dezembro na Praia de Copacabana

07/12/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Esse ano se o Papai Noel se atrasar ele terá um bom um motivo, porque talvez esteja dando umas braçadas na Praia de Copacabana. Em clima natalino o Circuito Rei e Rainha do Mar realiza sua última etapa de 2018 nos dias 22 e 23 de dezembro no Rio de Janeiro. Com a previsão de 3 a 4 mil atletas presentes, o evento promete agitar a Cidade Maravilhosa. Mas o presente de Natal não será apenas participar do evento, como também poder acompanhar o desafio de elite reunindo grandes nomes da natação internacional.

A prova principal será o Super Challenge de 10 km. Idealizada e realizada pela primeira vez em 2016, como homenagem a medalha de bronze olímpica de Poliana Okimoto nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a maratona aquática já se tornou um desafio a parte no encerramento das temporadas do Rei e Rainha do Mar. Nesta edição os nadadores farão um percurso um pouco diferente do habitual. Largarão da Praia do Leme e seguirão em linha reta por 3,5 km. Em seguida completam uma volta de 3,25 km em um circuito, dão uma breve corrida na areia, regressam a água e nadam a segunda volta dos 3,25 km totalizando os 10 km (veja na galeria de fotos abaixo).

Assim como o Super Challenge, a categoria Challenge também terá largada na Praia do Leme e os nadadores deverão fazer um percurso linear de 3,5 km até chegar a Praia de Copacabana. Nas distâncias de Sprint e Classic, com 1 km e 2 km respectivamente, os atletas nadarão em um circuito tendo que dar uma volta no perímetro montado pela organização. Todas as provas serão realizadas sábado dia 22.

Além das provas de águas abertas teremos atividades das demais modalidades: beach biathlon (1 km de natação no mar e mais 2,5 km de corrida na areia), SUP race (nas distâncias de 2 km, 6,5 km e 13 km), beach run (2,5 km e 5 km de corrida na areia) e as versões kids de natação e corrida, das no Posto da Praia da Copacabana. Presente nas etapas anteriores, Poliana Okimoto esta confirmada para a prova de beach biathlon. As inscrições para a etapa seguem abertas e podem ser feitas aqui.

Além das disputas amadoras haverá o desafio elite com a presença de alguns dos melhores nadadores da modalidade. Entre os nomes já confirmados estão os brasileiros Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter, Viviane Jungblut, Allan do Carmo, Victor Colonese e Leonardo de Deus e a dupla italiana Rachele Bruni e Dario Verani. Outros nomes internacionais serão confirmados em breve e divulgados no site do evento.

Tags

Águas abertas natacao Praia de Copacabana Rei e Rainha do Mar Rio de Janeiro

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas