Uma aventura para todos na Ilha dos Gatos

Evento que foi a 2ª etapa do projeto Viva a Aventura reuniu atletas de diferentes perfis e níveis técnicos no litoral norte paulista

15/10/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da Ilha dos Gatos - Foto: Reprodução
Volta na Ilha dos Gatos - Foto: Ricardo Augusto

Volta na Ilha dos Gatos - Foto: Ricardo Augusto

Vista da Ilha dos Gatos - Foto: Reprodução

No último sábado, feriado de 12 de outubro, aconteceu a segunda etapa do projeto Viva a Aventura na Ilha dos Gatos, na costa da Praia de Camburi, em São Sebastião. A ação idealizada por Ricardo Augusto consiste em conscientizar as pessoas em relação a preservação ambiental e incentivar contato direto com a natureza, acontece em clima amistoso através de passeios aquáticos por lugares de vasta beleza natural no litoral norte paulista.

Um grupo de atletas se reuniram para desbravar as límpidas águas da região e curtir o sábado de muito sol. Entre esses participantes estavam nadadores de diferentes perfis. Desde os iniciantes na modalidade até os com vasta experiência, passando por aqueles que buscam evoluir na modalidade provas após prova. O Viva a Aventura, que não distribui prêmios ou medalhas, busca justamente ser acessível a todos os tipos de nadadores e promover uma experiência inesquecível a todos.

Caio, único morador da ilha recebeu os atletas – Foto: Ricardo Augusto

“Participar de um evento como esse é muito gratificante porque a gente acaba entrando no clima do projeto e também conhecendo novos participantes de eventos de águas abertas”, conta Claudia Carrapatoso que tem no currículo participação em vários eventos de águas abertas e o título de campeã mundial master conquistado este ano em Gwangju. Ela, que já havia nadado a primeira etapa do Viva a Aventura na Ilha Vitória a a Volta a Nado de Alcatrazes, disse também que a experiência deste fim de semana foi incrível.

“Foi um fim de semana maravilhoso, nota dez. É sempre um desafio nadar no mar e correu tudo bem, com a organização impecável e o clima, que ajudou bastante. Havia sol, o mar estava tranquilo e a água bastante transparente onde pudemos observar a beleza natural da região. É sempre um prazer poder participar desses eventos e espero fazê-los novamente no futuro”, disse a nadadora.

Claudia Carrapatoso durante a Volta a Ilha dos Gatos – Foto: Ricardo Augusto

A ação do Viva a Aventura também é indicada para nadadores que estejam passando por fases de mudança. É o caso de Priscila Moraes. Entusiasta das águas abertas há muitos anos, ela sempre nadou provas mais curtas de 1 km e 1,5 km. Agora esta decidida a aumentar a metragem para encarar novos desafios e o passeio aquático de 5 km na Ilha dos Gatos caiu como uma luva para ela. “Foi sem dúvida muito legal poder nadar lá com a galera. Foi uma experiência diferente, já que o ritmo era outro e totalmente diferente de uma competição. Porém, valeu a pena para testar meus limites e me preparar para eventos futuros”, disse a nadadora que também foi bastante motivada e encorajada pelo seu técnico.

“O fato de ter sido um evento menor e com pouca gente em comparação a um evento competitivo, também foi importante para mim. Foi bacana porque tive assistência de caiaque durante todo o percurso e a esposa do Ricardo Augusto nadou junto comigo me acompanhando. Isso é ótimo também para saber como esta meu ritmo e para saber o quanto eu aguento visando uma prova maior de águas abertas”, conclui Priscila. Um exemplo de como esse tipo de ação pode reunir atletas de todos os perfis e níveis técnicos.

Priscila Moraes nadando na Ilha dos Gatos – Foto: Ricardo Augusto

A próxima etapa do projeto Viva a Aventura será um pouco diferente do habitual. O passeio dessa vez será noturno no dia 7 de dezembro, véspera da tradicional travessia Fuga das Ilhas. Nomeada como Fuga ao Luar justamente devido a famosa prova, um grupo de 20 atletas fará um excursão aquática noturna de 2 km na Barra do Sahy logo após curtirem o pôr do sol. Uma forma de nadar a noite e ter mais uma experiência memorável. As vagas para esta prova são limitadas e podem ser feitas através do site oficial do Viva a Aventura.

A temporada termina dia 14 de dezembro coma a realização do passeio aquático de 10 km nas águas do Rio Guaratuba, em Bertioga. Mais detalhes desta prova podem ser conferidos aqui. E no início de 2020, mais precisamente no dia 4 de abril, acontecerá mais uma edição da Volta a Nado em Alcatrazes, um passeio de cerca de 7 km pela famosa ilha do litoral norte paulista. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

Caiaque e barcos de apoio acompanharam os nadadores – Foto: Ricardo Augusti

Tags

Águas abertas Claudia Carrapatoso Ilha dos Gatos natacao Priscila Moraes Ricardo Augusto Viva a Aventura

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas