Uma nova opção para nadadores de longa distância

O Circuito de Ultramaratonas Aquáticas, novidade no calendário nacional, terá três etapas ao longo do ano com provas de 15 km de percurso

27/02/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da Praia da Barra do Sahy - Foto: Reprodução
Mapa de percurso da ultramaratona - Foto: Reprodução

Mapa de percurso da ultramaratona - Foto: Reprodução

Vista da Praia da Barra do Sahy - Foto: Reprodução

No próximo dia 17 de março a Praia da Barra do Sahy, em São Sebastião, será palco de uma das grandes novidades do calendário nacional de águas abertas. Trata-se da primeira edição do Circuito de Ultramaratonas Aquáticas, competição que terá três etapas ao longo da temporada e será dedicada exclusivamente para nadadores de longa distância.

Organizado pela Associação Aquática, mesma empresa responsável pelo tradicional Circuito de Maratonas Aquáticas, o novo evento terá além da etapa na Barra do Sahy, uma prova em Ilhabela no dia 20 de maio e outra em São Bernardo do Campo no dia 30 de setembro. E em todas elas os atletas nadarão uma ultramaratona de 15 km de distância.

Segundo as regras da FINA (Federação Internacional de Natação) denominasse ultramaratona aquática qualquer prova que tenha mais do que os 10 km de percurso da maratona aquática. A própria entidade, inclusive, busca popularizar estas provas de longas distâncias. Este ano ela modificou o nome de seu principal circuito mundial e vem incentivando as confederações nacionais filiadas a adotarem eventos da modalidade.

E foi justamente essa carência de provas de ultramaratonas no calendário que motivou a criação dessa competição. Segundo Igor de Souza, responsável pela Associação Aquática, muitos atletas reclamavam das poucas opções de provas longas existentes no Brasil e pediam por novos circuitos. Atendo a este pedido a entidade resolveu criar então esse novo evento que será aberto a nadadores de 15 a 74 anos e terá um ranking de pontuação com premiação ao fim da última etapa.

Na prova da Barra do Sahy o mapa de percurso já foi definido. O nadadores partirão da Praia da Barra do Sahy e nadarão em um circuito de volta única, retornando para o mesmo local de largada. Um dos destaques será um retão de 5,5 km (veja na imagem do mapa acima) onde os nadadores não terão que contornar nenhuma boia. Para nadar esta prova todos os atletas são obrigados pelo regulamento a ter um caiaque ou canoa para acompanhá-los durante todo o percurso. No site da organização do evento é possível ver algumas sugestões de acompanhantes.

As inscrições para a primeira etapa do Circuito de Ultramaratonas Aquáticas estão abertas e podem ser feitas aqui através da SWIM CHANNEL até o dia 6 de março.

Tags

água abertas Associação Aquática Barra do Sahy Circuito de Maratonas Aquáticas Circuito de Ultramaratonas Aquáticas Igor de Souza natacao ultramaratona aquática

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas