Vai começar o Troféu Brasil-Maria Lenk com os principais nadadores do país

Atletas competem em busca de vaga para as principais competições internacionais do ano pré-olímpico

12/04/2019 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Bruno Fratus - Foto: Satiro Sodre/SSPress
Vista do Parque Aquático Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Vista do Parque Aquático Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Bruno Fratus - Foto: Satiro Sodre/SSPress

O Troféu Brasil-Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, começa na próxima terça-feira (16) no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A competição é a mais importante do semestre para os brasileiros que nadam o torneio em busca da vaga para as três principais competições de 2019: o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, os Jogos Pan-Americanos de Lima e o Campeonato Mundial Júnior de Budapeste.

A competição será realizada em seis etapas e irá até o dia 21 domingo de Páscoa. No balizamento estão inscritos 396 atletas, entre eles, as principais estrelas do país (com exceção de Cesar Cielo). A briga promete ser acirrada, principalmente para entrar nos revezamentos 4x100m e 4x200m livre masculino.

No primeiro dia de competições teremos as disputas do 200m livre masculino. O quarteto Luiz Altamir, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia sagrou-se campeão mundial na prova do revezamento 4x200m livre com novo recorde mundial: 6min46s81 no último Campeonato Mundial de piscina curta, realizado na China. Os quatro  estão balizados para a prova individual, assim como nomes fortes como João de Lucca, Murilo Sartori, Felipe Ribeiro, Lucas Peixoto, Marco Ferreira e Guilherme Costa.

A prova dos 100m livre, que será no terceiro dia de competições (18), também está recheado de estrelas que buscarão um lugar no revezamento 4x100m livre, hoje o principal revezamento do país. No Mundial de Budapeste em 2017 a equipe conseguiu a medalha de prata com novo recorde sul-americano: 3min10s14 e ano passado conquistou o ouro no Campeonato Pan-Pacífico. Lembrando que apenas tempos feitos na final A que serão válidos para compor a equipe. Entre os candidatos estão balizados: Pedro Spajari, Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Matheus Santana, Bruno Fratus, Breno Correia, entre outros.

Campeonato Mundial de Natacao. Centro Olimpico de Hangzhou. 14 de Dezembro de 2018. Hangzhou. China. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O revezamento 4x200m livre campeão mundial – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Outras performances bastante aguardas são as de Vinicius Lanza e Daiene Dias nas provas de borboleta, Etiene Medeiros nas provas de costas e livre, Guilherme Guido nas provas de costas, Guilherme Costa no fundo, Brandonn Almeida no medley, Felipe Lima e João Gomes Jr nas provas de peito. Veja o balizamento da competição completo aqui.

Para o Mundial de Esportes Aquáticos serão convocados 24 atletas, sendo 16 por índice técnico e mais oito para os revezamentos 4x100m e 4x200m livre. Para os Jogos Pan-Americanos de Lima, serão 36 vagas com 18 para os homens e 18 para as mulheres.

Já a seleção júnior será definida a partir dos melhores tempos nas eliminatórias do Troféu Brasil. Ao todo, serão 16 vagas distribuídas para homens e mulheres. Poderão participar do Mundial Júnior homens nascidos entre 2001 a 2004 e mulheres de 2002 a 2005.

Etiene Medeiros – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

 

ÁGUAS ABERTAS
Além das provas em piscina será realizada uma prova de 5 km de águas abertas válida pela Troféu Brasil no próximo domingo (14). A meia maratona será na Praia Vermelha, na Urca, no Rio de Janeiro e servirá como seletiva para os 5 km do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos.

Entre os atletas inscritos estão Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Betina Lorscheitter, Allan do Carmo, Diogo Villarinho e Matheus Evangelista. A equipe para a prova de 10 km já foi definida no início desta temporada na prova de Doha, válida pelo Circuito Mundial da FINA. Veja o balizamento completo da prova de 5 km clicando aqui. 

Ana Marcela Cunha – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Os estrangeiros também farão parte do Troféu Brasil, com destaque para a americana e campeã mundial Mallory Comerford que nadará pelo Minas TC e a argentina bicampeã mundial júnior Delfina Pignatiello, que nadará pelo Pinheiros. Ao todo serão 12 estrangeiros sendo três deles contando como brasileiros pelo fato de residirem no país: Florencia Perotti, Ana Belen Presumido e Julia Sebastian.

A TV CBDA transmite eliminatórias todos os dias a partir das 9h30 e as finais a partir das 18h através do site oficial da entidade. Acompanhe mais detalhes do evento neste link aqui: http://marialenk.cbda.org.br/.

Tags

Águas abertas Campeonato Mundial CBDA Jogos Pan-Americanos natacao Parque Aquático Maria Lenk Troféu Brasil

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas