Roma

Vai começar o Troféu Brasil!

Principal competição da temporada, o Campeonato Brasileiro acontece no Parque Aquático Maria Lenk entre os dias 17 e 21 de abril

16/04/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista do Parque Aquático Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré/SSPress
Vista do Parque Aquático Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Vista do Parque Aquático Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Vista do Parque Aquático Maria Lenk - Foto: Satiro Sodré/SSPress

Amanhã tem início as provas de piscina do Troféu Brasil, principal competição da natação brasileira a ser disputada no Parque Aquático Maria Lenk até o próximo sábado. Em jogo, além do título da competição, estão vagas em seleções brasileiras que disputarão competições internacionais em 2018. Como contamos aqui, o torneio volta a ter seu nome original após 11 anos e será realizado até 2020 no parque aquático olímpico Maria Lenk no Rio de Janeiro.

Os principais nomes da natação brasileira estarão em ação, com destaque para Bruno Fratus, Cesar Cielo, Marcelo Chierighini, Gabriel Santos, João Gomes Jr, Nicholas Santos e Ana Marcela Cunha, todos medalhistas no último Campeonato Mundial de Budapeste. As ausências mais sentidas serão as da campeã mundial Etiene Medeiros, que se recupera de uma cirurgia no ombro e Joanna Maranhão, que esta sem clube e planeja voltar a competir no segundo semestre.

O evento começou ontem na Praia de Copacabana com a disputa da maratona aquática de 10 km que terminou com vitória de Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo. Além de Cesar Cielo, o Troféu Brasil terá outras duas campeãs olímpicas em ação: Ruta Meilutyte que representa o Flamengo e Sharon van Rouwendaal, prata nas águas abertas e que nadará pela Unisanta.

Vista da piscina do Maria Lenk, local do Troféu Brasil – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Seletiva para competições

Além de principal campeonato do país, o Troféu Brasil será também seletiva para três eventos internacionais. O principal deles será o Campeonato Pan-Pacífico que acontecerá em agosto na cidade de Tóquio que selecionará 16 nadadores (quatro deles para compor o time do 4x100m livre) levando em consideração o ranking mundial do ano passado. O campeonato também será seletiva única para o Sul-Americano Absoluto de Trujillo no Peru que apontará 28 atletas e para os Jogos da Juventude que acontecerão em Buenos Aires que levará a capital da Argentina, oito nadadores.

Etiene Medeiros esta fora do Troféu Brasil -Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Programa de Provas

O Troféu Brasil será disputado em cinco dias com etapas de eliminatórias pela manhã (início as 9h) e finais a tarde (início as 18h, com exceção do dia 20 onde as provas começam as 18h30). Confira abaixo o que vai acontecer no dia a dia da competição:

Dia 17: 400m livre (M/F), 100m borboleta (M/F), 100m peito (M/F) e 4x100m livre (M/F)
Dia 18: 200m medley (M/F), 1500m livre (F), 800m livre (M), 200m costas (M/F) e 4x200m livre (M/F)
Dia 19: 100m livre (M/F), 200m borboleta (M/F), 50m peito (M/F) e 50m costas (M/F)
Dia 20: 400m medley (M/F), 50m borboleta (M/F), 200m livre (M/F) e 100m costas (M/F)
Dia 21: 200m peito (M/F), 50m livre (M/F), 800m livre (F), 1500m livre (M) e 4x100m medley (M/F)

O 4x100m livre tem vaga garantida para o Pan-Pacífico – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Transmissão de TV

A competição terá transmissão em tempo real em todos seus cinco dias. Os dois primeiros (terça e quarta) contarão com transmissão ao vivo da TV CBDA. Nos demais dias (quinta, sexta e sábado) a transmissão será exclusiva do canal SporTV. O site oficial do Troféu Brasil é possível encontrar outras informações como balizamento, boletins e rankings.

Tags

Águas abertas CBDA natacao Parque Aquático Maria Lenk Troféu Brasil

Notícias relacionadas