Vem ai a 5ª edição da Clínica ASCA no Brasil

Evento internacional chancelado pela entidade de treinadores americanos, será em novembro na cidade do Rio de Janeiro

22/10/2018 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter

Nos próximos dias 13 e 18 de novembro acontece no Rio de Janeiro mais uma clínica anual da ASCA (American Swimming Coaches Association). A 5ª edição do evento internacional, que vem se consolidando no Brasil sob a coordenação de Djan Madruga, busca promover capacitação internacional da associação de treinadores no país através de intercâmbio de informações técnicas e integração entre profissionais de educação física.

A clínica terá atividades em dois locais diferentes. A primeira acontece nos dias 13 e 14 na sede da Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ) com a cerimônia de abertura e dinâmicas para os técnicos ASCA nível 1. Já a segunda parte ocorrerá entre os dias 15 e 18 nas dependências do Mar Palace Hotel, em Copacabana, para técnicos ASCA nível 2 a 5. A dinâmica das atividades será de uma qualificação internacional com certificação da ASCA e palestras, seguidas de um jantar e da entrega de avaliações.

Este ano as palestras do evento ficam a cargo de Djan Madruga e Maviael Sampaio. Djan foi um dos principais nadadores brasileiros nas décadas de 1970 e 1980, tendo integrado o revezamento 4x200m livre medalhista olímpico em Moscou-1980. Hoje é técnico, nadador master e empresário. Maviael é técnico de natação tendo sido o primeiro sul-americano a se tornar head coach de uma Universidade nos Estados Unidos, país onde vive há quase 20 anos. Ambos são técnicos ASCA nível 5.

Djan Madruga durante clínica na ASCA – Foto: Reprodução

A entidade americana divide a qualificação de seus membros associados em um sistema chamado levels, que vai de 1 a 5. Quanto mais alto o nível, mais crédito o técnico terá para pode treinar equipes na natação americana e internacional. Para ir subindo de patamar, os profissionais precisam ser aprovados em testes e provas, além de obter resultados significativos com seus nadadores. Hoje muitas seleções nacionais também levam em consideração o nível ASCA dos profissionais antes de contratar novos treinadores.

A edição 2018 da Clínica ASCA no Brasil conta com apoio de diversas marcas e empresas, entre elas a SWIM CHANNEL. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento, clicando aqui. Os profissionais com registro na ASCA, ABTDA, FARJ ou Sistema CREF/CONFEF terão 10% de desconto na hora da inscrição. Os valores para participar do evento vão de R$ 850,00 (pacote simples) até R$ 2.200,00 (pacote com rês certificações).

Tags

Clínica ASCA no Brasil Djan Madruga Maviael Sampaio natacao técnicos

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas