Vem ai mais um evento para nadadores: o KOPA – The King of Paddle

10/02/2017

Facebook Twitter

Nos últimos anos vem crescendo o número de participantes e eventos de esportes aquáticos no Brasil. Com mais de 7 mil km de costa banhada pelo Oceano Atlântico as praias brasileiras são locais cobiçados para a realização dos mais diversos campeonatos aquáticos. Torneios de stand-up paddle e paddleboard, por exemplo, costumam agitar o litoral e aos poucos vem abrindo espaço para a natação em águas abertas. Nadar é o primeiro passo para quem quer se aventurar nestas modalidades e por isso as travessias aquáticas ganham mais visibilidades nestas competições. Um deles é o KOPA: The King of Paddle.

Disputado pela primeira vez em outubro do ano passado na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba o KOPA tem em sua origem os esportes a remo, principalmente a Canoa Caiçara. Esta modalidade utiliza canoas produzidas artesanalmente por mestres caiçaras e é esculpida em troncos de árvores. Além dela o evento também promove disputas de stand-up paddle, canoa havaiana e surfski que utilizam remo, prancha e embarcações e do paddleboard, onde o atleta fica sob uma prancha e utiliza os braços como remo. A natação, esporte aquático mãe, vem para somar e aproximar o público de nadadores ao universo dos esportes a remo.

Em 2017 o KOPA terá duas etapas. A primeira acontece entre os dias 29 e 30 de abril na Praia de Toque Toque em São Sebastião e a segunda será nos dias 11 e 12 de novembro na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba. Na etapa de São Sebastião, que já está com inscrições abertas, teremos duas distâncias em águas abertas que acontecerão no domingo: 3 km contornando a Ilha da Tartaruga e 1 km contornando o Parcel de Santiago. Como citado acima, as inscrições para a primeira etapa do circuito KOPA 2017 já estão abertas e vão até o dia 23 de abril. Mais detalhes sobre o evento também podem ser conferidos na página oficial do evento, clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas King of the Paddle KOPA natacao