Vem ai o Rio Negro Challenge!

18/01/2018

Facebook Twitter

A aventura em águas amazônicas está de volta. Dia 29 de abril acontecerá a primeira etapa do Rio Negro Challenge 2018, principal evento de águas abertas da região norte do país. A competição terá uma novidade para os nadadores: uma prova de 18 km de distância, a Travessia Praia do Tupé-Manaus. Esta prova poderá ser nadada de forma individual ou em equipes de revezamento com duas, três ou quatro pessoas. A dinâmica aqui é concluir a nado o percurso que liga a Praia do Tupé até a Praia da Ponta Negra em Manaus. Todos os participantes precisarão obrigatoriamente apresentar um guia para acompanhá-los em stand up paddle.

Além dessa longa travessia a programação ainda terá mais três provas. Na Maratona Aquática, a mais concorrida do programa do Rio Negro Challenge, os atletas tem duas opções: 1,5 km e 3 km. Completa o programa o Circuito Curumim, com uma prova de 500m exclusiva para crianças. Em todas as travessias os nadadores deverão apresentar um termo de responsabilidade e atestado médico que podem ser baixados no site oficial do Rio Negro Challenge.

O encontro das águas entre o Negro e o Solimões - Foto: Reprodução

O famoso encontro das águas entre o Rio Negro e o Solimões – Foto: Reprodução

O Rio Negro é o mais extenso rio de águas negras do mundo e o segundo maior em quantidade de volume de água do planeta. Ele ainda concentra um elevado grau de acidez em sua composição (cerca de -PH 3,8 a 4,9). Com baixa densidade, o nadador encontra maior dificulta para flutuar e sente que esta afundando na água. Outro fator importante para o participante é que a temperatura da água é normalmente mais quente do que a das principais provas, girando na casa dos 28°C. Uma prova difícil e bastante desafiadora para quem for encarar algumas das distâncias a serem disputadas.

As inscrições já estão abertas e podem, ser efetuadas até o dia 22 de abril através da SWIM CHANNEL neste endereço aqui.

Por Guilherme Freitas

Tags

Águas abertas Amazônia Aquática Amazonas natacao Rio Negro Challenge