Vikings: coragem dentro d’água

Conheça um pouco mais do Itupararanga Viking, equipe de remadores e nadadores que promove a 2ª edição da Taça Viking

01/08/2019 - Guilherme Freitas

Facebook Twitter
Vista da Represa de Itupararanga - Foto: Reprodução
II Taça Viking - Foto: José Matiello Filho

II Taça Viking - Foto: José Matiello Filho

Vista da Represa de Itupararanga - Foto: Reprodução

Os guerreiros vikings ficaram conhecidos por sua bravura e coragem ao longo da história. Sem dúvida são uma das civilizações antigas mais famosas e que despertam bastante curiosidade. Essas características de bravura e coragem foram assimiladas por um grupo de remadores que criou um clube de remada no interior de São Paulo. O Itupararanga Viking é um grupo de amigos e atletas que promove eventos, treinos, atividades e competições de algumas modalidades aquáticas, como a natação em águas abertas, na Represa de Itupararanga.

“Aqui no Clube do Remo Itupararanga temos um treinamento com módulos de aprendizagem para stand-up paddle (SUP), canoa havaiana, caiaques e natação. A cada etapa do treinamento concluída o atleta vai mudando de módulo até tornar-se um viking e passar a integrar a nossa equipe de guerreiros”, conta Dario Lara principal responsável pela equipe e também um dos idealizadores da Taça Viking, evento que acontece no próximo dia 25 de agosto na Represa de Ituparanga e que esta com inscrições abertas através da SWIM CHANNEL (Clique aqui para fazer a sua).

Além de presença nestas modalidades de remada, o grupo é muito próximo também da natação. “Essa a quinta prova de natação que organizamos. Sempre tivemos uma proximidade com vários nadadores e grupos de atletas de águas abertas para preparar nosso grupo para provas mais longas. Alguns dos nossos remadores fazem o trabalho de escolta dos atletas durante treinos. Eles começam com metragens pequenas, mas depois passam a remar distâncias de ultramaratonas. E isso gera muita segurança para aqueles que vão nadar”, conta Dario.

Um dos grupos de águas abertas que o Itupararanga Vikings costuma acompanhar é o do nadador Marcos Salvador e seus alunos. Ele é um experiente atleta de águas abertas e especialista em ultramaratonas com várias provas importantes no currículo como a Maratona Aquática 14 Bis e Travessia do Estreito de Gibraltar. O grupo também busca incentivar ações de preservação e conscientização ambiental a seus membros.

A II Taça Viking terá três provas de águas abertas. A prova iniciante tem distância de 200, a prova média terá 1 km de percurso e a mais longa contará com percurso de 3 km. O evento terá ainda provas de stand up paddle nas categorias kids, fun 3 km, race 3 km, 12’6 open de 6 km, master 6 km, super master 6 km, categoria amadora 14 pés (6 e 12 km), SUP Race Profissional de 12 km. A prova de paddleboard será de 6km. O local tem águas límpidas e o uso da roupa de neoprene esta liberado pela organização do evento.

O evento pretende reunir centenas de atletas das três modalidades, além de mais de mil pessoas entre familiares, expositores e visitantes. A II Taça Viking também contará como etapa do Circuito Paulista de SUP.

Tags

Águas abertas Dario Lara Itupararanga Vikings natacao Represa de Itupararanga Taça Viking

Guilherme Freitas

Jornalista sênior da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas