Vitor Gadelha completa os 18 km no Amazon Challenge

Ultramaratonista aquático completou a prova nas águas do Rio Negro em Manaus em 3h54min de prova

25/09/2020 - Katarine Monteiro

Facebook Twitter
Vitor Gadelha - Foto: Alcides Netto
Vitor Gadelha - Foto: Alcides Netto

Vitor Gadelha - Foto: Alcides Netto

Vitor Gadelha - Foto: Alcides Netto

Hoje pela manhã, o ultramaratonista aquático, Vitor Gadelha completou os 18 km do Amazon Challenge. O desafio, que começou na Praia do Tupé por volta das 8h da manhã, teve chegada na Praia da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus. Vitor completou a prova em 3h54min, bem abaixo de sua previsão inicial.

“A gente teve que atrasar um pouco a largada porque na madrugada choveu muito, esperando diminuir um pouco para poder pegar o barco. Por ter passado a noite chovendo, o rio estava bem mexido no começo, tive que adaptar bastante o nado para não perder eficiência”, comentou.

Com o passar do tempo o rio foi ficando menos agitado e Vitor conseguiu seguir um bom ritmo até o final da prova. “A partir dali fui fazendo força até o final. Antes tinha colocado uma previsão para tentar fazer abaixo de 5 horas e acabei conseguindo fazer abaixo de 4 horas. Fiquei bem feliz com o resultado”, completou logo após a prova.

Vitor Gadelha – Foto: Alcides Netto

Sobre sua preparação ele comentou:  “Estou me preparando há um tempinho. Este ano eu queria fazer só ultramaratona, mas devido a pandemia, a gente teve que alterar um pouco calendário. Agora estamos voltando a nadar provas mais longas, começando pelos 18 km”, explicou o atleta do MANAUSFC.

Os treinos também precisaram ser adaptados por conta do coronavírus. “Passei um bom tempo sem nem cair na água. Depois a gente foi encaixando o treino, readaptando e comecei a fazer toda uma preparação já focada nos 18 km. Voltamos nadando três vezes na semana, um treino um pouco menor, depois fomos encaixando até chegar no volume que está hoje, por volta de 30 a 35 km por semana”, comentou.

Ultramaratonista do MANAUSFC, Vitor disse um pouco sobre a parceria com o clube. “O presidente do clube, Luis Mitoso estava procurando outros esportes para o clube. E aí nos conhecemos e fechamos essa parecia, onde eu sinto que tenho um grande potencial para levar o nome do Manaus nas águas abertas. O MANAUSFC, hoje, é o maior time aqui da cidade e vem crescendo muito”, disse.

Vitor Gadelha – Foto: Alcides Netto

Apesar da pouca idade, o nadador já marcou presença em grandes ultramaratonas como a Travessia do Leme ao Pontal, onde foi o primeiro amazonense a concluir a prova, a Travessia 14 Bis, a Capri-Napoli, na Itália, entre outras. Em Manaus, se tornou o primeiro ultramaratonista a concluir o Amazon Challenge na categoria 30 km.

O atleta amazonense também já tem planos para 2021. O foco é fazer a estreia no circuito Bisa (Big Island Swimming Association), em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Lá ele vai disputar a prova de 48 km. “Além da prova do Bisa, já estamos planejando uma prova em Portugal, na Ilha da Madeira”, finalizou.

Tags

Águas abertas Amazon Challenge natacao Rio Negro Rio Negro Challenge Vitor Gadelha

Katarine Monteiro

Jornalista da SWIM CHANNEL.

Notícias relacionadas